Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Poemas haikai: De bicicleta em palavras (e fotografias)

Por: Clenio F. Salviano

Pedalar uma bicicleta, ou andar de bicicleta, por estradas de terra em ambientes rurais nos leva pelos caminhos para o interior, tanto o interior das regiões geográficas quanto o nosso interior. Há seis anos comecei a pedalar com mais intensidade. Há cerca de três anos comecei a pensar sobre o que observava nos meus passeios de bicicleta e refletir sobre o pedalar. Então decidi, há cerca de um ano e meio, registrar o resultado em pequenos poemas estruturados como haikais. Haikai foi praticado originalmente no Japão a partir do século XVII com o poeta Matsuo Bashô. Atualmente é praticado, com variações, em praticamente no mundo todo, inclusive no Brasil.

No texto “Haikai e meus poemas haikai”, apresentado no final do livro, eu comento meu aprendizado, meu processo de escrita e algumas análises dos meus poemas haikai, depois de caracterizá-los em relação aos tradicionais. Concluo a caracterização constatando que eles transitam em um espaço entre estar mais relacionado à observação de um instante da natureza, como uma “fotografia em palavras” e, portanto, mais próximo de um haikai tradicional, e ser resultado de reflexões e generalizações sobre o pedalar e, eventualmente, mais distante de um haikai tradicional. Para comunicar esta diversidade, eu os chamo de meus poemas haikai ou, simplesmente, poemas haikai.

Meu objetivo com este livro é comunicar estas observações e reflexões sempre relacionadas com passeios de bicicleta e escritos na métrica de haikai: Três versos sendo o primeiro e o terceiro com cinco sílabas cada e o segundo com sete sílabas, contadas como sílabas poéticas.

Apresento 62 poemas haikai de minha autoria complementados com fotografias que dialogam com os poemas para ampliam a comunicação.

O livro está organizado com esta breve apresentação, duas partes principais com os 62 poemas, comentários sobre haikai e meus poemas haikai, e dados sobre o autor. Nas partes principais apresento os mesmos 62 poemas em duas configurações. Uma com apenas os poemas e outra onde cada um ou dois poemas são complementados com uma ou mais fotografias. Desta forma o leitor pode escolher apenas uma das configurações ou transitar pelas duas em alguma combinação.

Nas duas configurações, os poemas estão na mesma ordem, agrupados em quatro temas. Os temas organizam poemas mais relacionados com:

1) ciclistas nos caminhos,

2) árvores, flores, frutos e caminhos,

3) construções e animais nos caminhos, e

4) bicicleta e outros temas relacionados.

Além dos 62 apresentados, o título do livro e a introdução dos dados do autor também são poemas haikai. Não resisti e escrevi desta forma.

Boa leitura e observação dos poemas haikai. Vamos pedalar em palavras (e fotografias).

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 59,98

Ebook (PDF)
R$ 25,19

Tema: Ciclismo, Poesia, Natureza, Esportes E Lazer Palavras-chave: bicicleta, ciclismo, fotografia, haikai, poesia

Características

Número de páginas: 108
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786500326925
Coloração: Colorido
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.