Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Sabedoria Popular: A Poesia de Hercília Gomes

Por: Hercília Gomes Cabral Martins

A Poesia de Hercília Gomes tem características morais bem definidas, predominando textos que exortam os valores da família tradicional rural mineira, a religiosidade da autora e sua maneira peculiar de enxergar o mundo, conforme sua vivência no Sítio do Córrego da Laje, onde nasceu, se criou, e reside até os dias de hoje.

Alguns textos trazem críticas e alfinetadas para aqueles que transgridem as regras, de forma a tornar a leitura agradável, interessante, e muitas vezes engraçada.

Apesar de não conhecer a formação escolar da autora, acredito que não tenha graduação acadêmica, mas seus textos demonstram a vocação para a escrita e o conhecimento adquirido no trato da língua, muito provavelmente através do esforço próprio, o que nos permite dizer, tratar-se de uma autodidata, que em nada perde para os mestres.

De sua obra, eu posso afirmar que vi em cada poesia um ensinamento, um aviso, uma admoestação, o que me fez lembrar da matriarca dos Gomes, a mãe de Dona Hercília, a saudosa Maria Gomes, falecida em 1991, a quem conheci e de quem muito gostava.

Dona Maria costumava visitar com freqüência a Escola José Gomes Ferreira, no Córrego da Laje, onde minha mãe era a professora. Minha mãe a recebia com respeito e reverência. Dava-lhe toda a atenção. As visitas eram quase semanais. Conversava um pouquinho e já ia embora. Parava pouco. Eu já não estudava mais lá, mas a boa velhinha nunca se esqueceu de mim. Conforme minha mãe confidenciou, ela sempre perguntava por mim. Desse jeito:

“— Celinha! Cadê aquele ‘boca de litro’!”

Ronilson Siqueira Castro

(Capitão da Polícia Militar de Minas Gerais)

Impresso
R$ 69,55

Tema: Poesia, Literatura Nacional Palavras-chave: córrego, da, firme, gomes, guaraciaba, hercília, laje, poesia, popular, porto, sabedoria

Características

Número de páginas: 100
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.