Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Manoel do Nascimento Matta: Comendador angolano no Império do Brasil

Por: Daniel Mata Roque

Manoel do Nascimento Matta, homem negro e livre nascido em Luanda aproximadamente em 1790, após carreira no funcionalismo público colonial de Angola, estabeleceu-se no Rio de Janeiro, à época capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 1821. No Império do Brasil tornou-se bem-sucedido comerciante, tendo recebido o título de Comendador da portuguesa Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, enfrentando preconceitos e resistências, seguramente um dos primeiros e raros homens negros a atingir tal distinção. Naturalizou-se brasileiro, casou-se com a francesa Maria Virgínia Prelieux e deixou numerosa descendência: seu filho caçula, José Pereira do Nascimento Matta, destacou-se como advogado abolicionista no século XIX e sua bisneta Helena Ramos foi enfermeira voluntária da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Manoel faleceu em 13 de julho de 1854, aos 64 anos de idade, sendo sepultado na cidade maravilhosa que passou a ser sua residência. Neste livreto, impresso para comemorar o bicentenário da chegada de Manoel ao Brasil (2021), apresentamos uma pesquisa ainda em andamento, onde procuramos esboçar seu perfil biográfico através da trajetória evidenciada por documentos históricos, fotografias de família, matérias de jornal e bibliografia.

Selos de reconhecimento

Impresso
De R$ 32.0 por:
R$ 25,93

Tema: Historiografia, Avós, África, Geografia E Historia, Família E Relacionamentos, Biografia e Testemunho Palavras-chave: angola, biografia, brasil, do, escravidão, história, século, xix

Características

Número de páginas: 45
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786500342956
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Couche 150g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.