Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Síndrome de Haff:

a precarização da pesca artesanal e os impactos do surto da doença da urina preta em Santarém-PA

Por: Edair Canuto da Rocha; Euseli dos Santos; François Silva Ramos; Claudéte Inês Kronbauer.

Apesar de ter ganhado espaço nos noticiários nacionais somente em 2021, a síndrome de Haff, também conhecida como doença da urina preta, registrou seu primeiro surto no Brasil em 2008, no estado do Amazonas, quando foi associado à ingestão de peixes da espécie pacu. Naquela oportunidade não foram verificados óbitos.

De 2016 a 2017, foram relatados mais de 100 casos no estado da Bahia e ocorreram dois óbitos. Agora, em 2021, a doença de Haff mais uma vez está provocando prejuízos e dor à população das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Neste livro, os autores Edair Canuto da Rocha, Euseli dos Santos, François Silva Ramos e Claudéte Inês Kronbauer, apresentam uma perspectiva multidimensional do surto da doença da urina preta no município de Santarém, no estado do Pará.

As medidas adotadas pelo governo municipal de Santarém, visando a prevenir a doença de Haff bem como os impactos na vida daqueles que dependem da pesca artesanal para sobreviver, no comércio local e na dieta da população foram abordados em uma perspectiva interdisciplinar para mostrar reflexos na saúde e na economia provocados pelo surto em 2021.

Além disso, a obra provoca uma reflexão profunda sobre a precarização da Pesca Artesanal e vulnerabilidade econômica das famílias que sobrevivem da atividade pesqueira no e acende um alerta para a necessidade de políticas públicas que possam socorrer os trabalhadores e suas famílias.

Uma obra instigante que demonstra compromisso com o conhecimento científico sem perder a sensibilidade em relação aos problemas que afetam a vida do povo brasileiro, em especial aqueles imersos na exclusão característica do capitalismo contemporâneo no contexto de mundo globalizado.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 43,21

Ebook (PDF)
R$ 23,03

Tema: Pobreza, Estudo Das Minorias, Didáticos, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Palavras-chave: artesanal, de, doença, haff, pesca, precarização

Características

Número de páginas: 90
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786500325980
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.