Agbook

SETOR ELÉTRICO E DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DO PARÁ

Esta página foi vista 3174 vezes desde 18/03/2011

uma análise estratégica de indicadores de sustentabilidade

Por: Fabricio Quadros Borges

O objetivo desse livro é o de analisar o papel do setor elétrico no processo de desenvolvimento socioeconômico no Estado do Pará e produzir um instrumento de medição dos efeitos dos investimentos em energia elétrica sobre a dinâmica do desenvolvimento socioeconômico paraense. O setor elétrico e o desenvolvimento socioeconômico estão diretamente vinculados, na medida em que a energia é o insumo básico para o melhoramento de vários setores essenciais como saúde, educação, alimentação, água e saneamento. Entretanto, pesquisas realizadas desde os anos 1980 vêm revelando que as melhorias verificadas na qualidade de vida da população paraense refletiram apenas discretamente o grande volume de investimentos no setor energético e os significativos crescimentos da produção e do consumo de eletricidade registrados no Estado. Neste sentido, o presente estudo procura responder até que ponto os investimentos no setor de energia elétrica no Pará se revertem em desenvolvimento socioeconômico do Estado e em melhoria concreta do nível de vida da população paraense. Verifica-se que a formulação de políticas públicas para o setor elétrico como uma das bases impulsoras do desenvolvimento socioeconômico depende da construção de indicadores baseados em dados empíricos e objetivos. Os indicadores de sustentabilidade energética, ao atribuírem ordens de grandeza ao estado da sustentabilidade no setor elétrico a partir de cada setor da economia, possibilitam uma orientação estratégica do processo decisório na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico. O mecanismo de construção dos indicadores, desenvolvido neste estudo, fundamenta-se a partir da identificação das relações entre variáveis vinculadas ao insumo energético e variáveis pertinentes ao processo de desenvolvimento socioeconômico no Estado do Pará através de correlações lineares.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 40,59

Ebook (PDF)
R$ 11,84

Tema: Economia, Desenvolvimento Humano, Administração Palavras-chave: de, desenvolvimento, do, elétrica, elétrico, energia, estado, indicadores, para, setor, socioeconômico, sustentabilidade

Características

Número de páginas: 235
Edição: 1(2013)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-915135-0-5
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (2 comentários)
17/05, 18:54 h
Fabricio Quadros Borges
Desenvolve um estudo dinâmico sobre a relação da eletricidade com o desenvolvimento e com os setores econômicos.
17/05, 18:50 h
Fabricio Quadros Borges
Ótimo livro. Possui estrutura de pesquisa definida e alcança seus propósitos

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.