Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Do reconhecimento ao corpo

diálogos entre Sartre, Hegel e Honneth

Por: Marcelo Vinicius Miranda Barros

A Editora UFPel publicou esse livro intitulado "Do reconhecimento ao corpo: diálogos entre Sartre, Hegel e Honneth" que brinda o leitor com, pelo menos, três momentos importantes da tensão entre corporeidade e reconhecimento na filosofia de Jean-Paul Sartre. Em relação ao espectro hegeliano sobre a obra sartriana, uma abordagem crítica que luta para se manter a distância de posições polarizadas. Em relação à crítica de Axel Honneth ao problema do reconhecimento na filosofia de Sartre, um exame condensado e pontual que procura desatar o nó conceitual em que tal crítica se sustenta. Por fim, uma breve análise das formas de relações com o outro, com a sociedade e com a história, tendo como pano de fundo a tensão sartriana entre corpo e reconhecimento, enfrentada com originalidade e franqueza por Marcelo Barros. Assim, nem sempre devidamente creditado, Sartre foi um dos primeiros filósofos do século XX a enfatizar os processos de reconhecimento da diferença como elemento primordial na construção da individualidade. Mais do que isso, deve-se também ao pensador francês o pioneirismo filosófico na identificação do corpo como locus de construção de subjetividade e interação com o mundo no qual aquele processo é sedimentado. Resgatando essa dívida a partir de uma corajosa interlocução com autores clássicos, como Hegel, e contemporâneos, como Axel Honneth, em texto cuja notável fluidez e didatismo não cedem espaço à falta de rigor conceitual, o livro de Marcelo Barros convoca-nos a incluir definitivamente a filosofia de Sartre no repertório teórico indispensável para enfrentar a urgente questão do Outro. Ainda traz Sartre para ser discutido com temas atuais, como cultura, corpo, sexualidade, sexo e gênero, realizando a relação da filosofia sartriana com diversos sociólogos, historiadores e antropólogos, como Victor Turner, Jonathan Ned Katz e David Le Breton.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 47,53

Tema: Sexualidade Humana, Filosofia / Religião, Ética E Filosofia Moral, Psicologia, Não Ficção, Filosofia Palavras-chave: existencialismo, fenomenologia, filosofia, hegel, honneth, sartre, sexualidade

Características

Número de páginas: 260
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786586440805
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.