Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

OS REIS DE TODA A GENTALHA

Os costumes e a organização social dos bucaneiros na Idade Moderna

Por: Nelson Rocha Neto

A transição do feudalismo para a expansão mercantil revolucionou as nações europeias, entrelaçadas numa concorrência comercial, voltando seus interesses para as colônias do Novo Mundo. As ações tomadas pelas nações que progressivamente tornar-se-iam potências buscando a hegemonia dos mares surtiram efeitos na economia das suas cidades. Em decorrência, o desenvolvimento marítimo foi o fator fundamental para a constituição das potências mundiais.

Logo, a multiplicação dos bucaneiros na Idade Moderna relaciona-se com a crise do século XIV, a qual afetou a economia rural e o mercado urbano de trabalho. Os detentores do poder confiaram os primeiros indícios da acumulação do capital, repreendendo e posteriormente corrigindo as atitudes dos ociosos, atrasando os salários em períodos de diminuição da mão-de-obra visando manter os lucros dos mestres dos navios e esvaziando das ruas todos os desocupados em períodos de salários escassos, pondo fora de perigo a “ordem social”.

Portanto, foi no decurso da Idade Moderna que presenciamos o estabelecimento das estruturas jurídicas e institucionais que consolidaram as distinções e regulamentações dos exercícios dos corsários, piratas, bucaneiros e flibusteiros, tidos em teoria, como foras-da-lei não exclusivamente no nível externo, mas em suas próprias nações de origem, diminuindo suas diferenças e tecendo suas rotinas entre lícito e o ilícito.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 35,33

Tema: Não Ficção, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais, Caribe E Antilhas, Europa, Historiografia Palavras-chave: bucaneiros, história, marginais, pirataria, piratas

Características

Número de páginas: 123
Edição: 1(2011)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-911939-0-5
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.