Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Fundamentos da Informática

Esta página foi vista 23 vezes desde 12/01/2022

conceitos e definições

Por: Luciana Maura Aquaroni Geraldi

É sabido, na sociedade atual, que o computador assume a primeira posição, quando se trata de equipamentos tecnológicos. Ele absorveu e integrou vários equipamentos como, retroprojetor, projetor de slides, gravador, videocassete e televisão com inegáveis vantagens. Facilitou e acelerou o processo de automação, essência no mundo globalizado. Antes da automação gerada pelos computadores, os dados dos indivíduos ou organizações eram mantidos e protegidos através de registros em papel, dispersos pelos departamentos das empresas. Os sistemas operacionais têm a capacidade de concentrar dados em arquivos de computadores que podem ser acessados facilmente por muitas pessoas e/ou grupos internos ou externos à organização. Nesse cenário, os dados automatizados são mais suscetíveis à destruição, fraude, erro e uso indevido pelos usuários. Baseando-se nos conceitos apresentados, essa apostila, visa à apresentação de competências que identifiquem os serviços e as funções de um Sistema Operacional através de suas ferramentas e recursos em atividades de configuração, manipulação de arquivos, na detecção e solução de problemas que venham ocorrer em ambientes domésticos e organizacionais relacionados à manutenção dos dados armazenados eletronicamente. Também serão apresentados os conceitos de verificação e funcionamento básico dos equipamentos e softwares do sistema operacional utilizado pelo usuário, além de obter conhecimentos específicos na seleção de um sistema operacional adequado as suas necessidades. Hoje, no ambiente organizacional é necessário que exista o controle e a segurança dos dados como prioridade. Dentre os tipos de sistemas operacionais existentes no mercado, estão os softwares proprietários (Windows e Macintosh, por exemplo) e os softwares livres, que são reconhecidos no mercado mundial, permitindo que, seus usuários demonstrem suas reais vantagens e desvantagens proporcionadas ao ambiente empresarial (Linux, por exemplo). Em uma conjuntura competitiva e caracterizada pelo gerenciamento da informação, observa-se a importância dos dados de uma organização em meios digitais que viabilizem a qualidade da transmissão e transferência de dados informatizados, tanto internamente quanto externamente à empresa que utiliza como software básico, sistemas operacionais proprietários ou livres.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 65,16

Ebook (PDF)
R$ 14,42

Tema: Informática, Educação Palavras-chave: fundamentos, informática, sistemas

Características

Número de páginas: 77
Edição: 1(2022)
Formato: A4 210x297
ISBN: 978-65-00-38057-6
Coloração: Colorido
Acabamento: Brochura s/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.