Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Distúrbios Gerados pelo esforço repetitivo relacionados ao trabalho - LER/DORT: UMA REVISÃO DE LITERATURA 

Esta página foi vista 167 vezes desde 28/03/2022

UMA REVISÃO DE LITERATURA 

Por: CRISTIANO RODRIGUES E ROGER NASCIMENTO

A força de trabalho é uma prática social que constitui questões fundamentais na essência do ser humano. Através do trabalho, é possível garantir a vida material e a capacidade de transformar a natureza para atender necessidades humanas, além de ser uma forma de sobrevivência. Segundo ORSO et al (2006), o trabalho muitas vezes pode colocar o homem em uma situação contraditória, pois se de um lado garante condições para manutenção da vida, por outro pode provocar doenças e diminuir a capacidade vital e até mesmo levar à morte.

A dor relacionada ao trabalho é descrita desde a antiguidade (DEMBE, 1996), mas o registro clássico sobre a descrição de vários ofícios e danos à saúde a eles relacionados está contido na publicação de (RAMAZZINI,1730).

Entretanto, são citados na história do trabalho as afecções dolorosas devido ao movimento contínuo das mãos realizados pelos escribas e notários sendo que sua função era registrar manualmente os pensamentos e desejos de príncipes e senhores, com atenção para não errar.

Doenças Osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) ou antigamente conhecida como lesão por esforço repetitivo (LER) são afecções que envolvem os nervos, tecidos, tendões e estruturas de suporte do corpo, causadas pelo processo crônico desenvolvido por atividades realizadas durante o trabalho (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2004).

A alta prevalência de LER/DORT é explicada pelas transformações de trabalho e das empresas, cujo as funções exercidas têm se caracterizado em bater metas e pelo aumento da produtividade. Tal fato se deve ao aumento da competitividade no mercado de trabalho, sem levar em conta o trabalhador enquanto pessoa, no que tange seus limites físicos e psicossociais.

Acredita-se na importância de identificar a atuação do enfermeiro do trabalho perante as ocorrências de LER\DORT na equipe de enfermagem a nível hospitalar relativo ao cuidado. Com isso, o enfermeiro do trabalho é capacitado para presta cuidado à profissionais de enfermagem com LER\DORT

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 53,73

Ebook (PDF)
R$ 33,68

Tema: Orientação, Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento Humano, Não Ficção, Educação Palavras-chave: autoatendimento, ocupacional, psicopatologia, saúde

Características

Número de páginas: 40
Edição: 1(2022)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786500418002
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.