Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

AGRICULTURA, SAÚDE E AMBIENTE

Acúmulo de nitrato em hortaliças

Por: Luziane Silva e Ney J. Costa

Para a saúde integral do indivíduo é preciso que ele esteja bem em todos os seus aspectos: físico, mental e social. Por isso, um convívio harmonioso com seu semelhante, bons pensamentos, uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares são fundamentais. O papel da nutrição hoje vai além da ênfase sobre a importância de uma dieta balanceada. Ela deve almejar a otimização da nutrição, com o objetivo de maximizar as funções fisiológicas e garantir o aumento da saúde e bem estar e a redução do risco de doenças. Com isso, o consumo de hortaliças no Brasil cresceu muito na última década, o que demonstra a implantação de hábitos alimentares saudáveis em nossa população. Devido a essa tendência do mercado hortícola é que o cultivo protegido vem ganhando um grande espaço, assim como os cultivos hidropônicos. As hortaliças correspondem ao grupo de alimentos que mais contribui para a ingestão de nitrato, tendo destaque para o grupo das folhosas, que são plantas que possuem o maior risco de acumular teores de nitrato nocivos ao consumidor. A ingestão de nitrato superior a 5,0 mg/kg/dia representa uma ameaça à saúde do consumidor pela capacidade que este apresenta de ser reduzido no trato digestório a nitrito e na corrente sanguínea poder formar as nitrosaminas, substâncias carcinogênicas, mutagênicas e teratogênicas. Devido à importância da necessidade de pesquisas que sejam voltadas para alimentação saudável da população, objetivou-se com este trabalho pesquisar os teores e os principais mecanismos que favorecem o acúmulo de nitrato nas hortaliças, bem como relatar os riscos a saúde humana por uma ingestão de alimentos com alta concentração de nitrato.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 49,37

Ebook (PDF)
R$ 34,33

Tema: Ciências Humanas E Sociais, Medicina, Agropecuária Palavras-chave: -, alimentação, hortaliças, nitrato., saúde

Características

Número de páginas: 72
Edição: 1(2011)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.