Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Tela Azul

Poesia

Por: Silvio Cesar Alves

Este volume reúne uma seleção de poemas compreendidos no primeiro volume do autor, HUD, de 2021, que é composto de quatro livros, o segundo deles se intitulando exatamente Blue Screen, em alusão ao referido erro do Windows, a “Tela Azul da Morte”. HUD é acrônimo de head-up display, um aparelho cujo uso nasceu no âmbito da aeronáutica militar com a função de permitir aos pilotos lerem algumas informações úteis à condução da aeronave, sem precisarem afastar o olhar da sua frente, através de um monitor posto ao modo de uma viseira. De forma que o head-up display é um dispositivo que opera uma projeção. E aqui está a resposta à pergunta: os poemas deste livro saem do head-up display “usado” por Silvio Cesar Alves para projetar nos seus versos “possibilidades impossíveis”, como nos diz o poema “Solaris”, ao citar a canção “Errare humanum est”, de Jorge Ben Jor, do álbum A Tábua de Esmeralda (1974). E quando a viagem-projeção do poeta-piloto termina, porque as vozes do dia a dia o chamam para a bruta realidade, ocorre-lhe a “tela azul”, a interrupção radical da criação poética, imposta pelo prosaísmo da vida, como quando o sistema do Windows tem a sua “navegação” abortada pela “tela azul da morte”. Mas, não bem assim, porque essa criação ainda continuará, só que em segundo plano, e mesmo que o poeta não chegue a se dar conta dessa fantasmática atividade. O head-up display, portanto, entra na sua poética como símbolo e metáfora da sua viagem rumo a um mundo outro em que se projetam desejos, pensamentos, memórias, sonhos, um mundo que não existe senão na fantasia do poeta, e que se sobrepõe ao mundo real, fundindo imagens, formas, realidades, numa radical emulação do dinamismo característico do monitor head-up display.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 45,47

Tema: Poesia, Literatura Nacional Palavras-chave: brasileira, contemporânea, poesia

Características

Número de páginas: 92
Edição: 1(2022)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786500453898
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.