Original

Agbook

Original

Canteiro de Obras

(Escritos sobre a Literatura Portuguesa)

Por: Francisco Maciel Silveira

A coletânea reúne ensaios que percorrem, do século XVI ao XX, autores e obras cuja importância se aquilata pelos nomes e títulos que têm.

Do Quinhentismo destacam-se Antônio Ferreira e Camões. O Barroco aparece representado por Antônio Vieira e Manuel Bernardes. A utopia árcade é examinada a partir de um soneto de Bocage. Uma viagem à roda de Viagens na minha terra traz-nos Almeida Garrett. A obra de Eça de Queiroz merece quatro ensaios que lhe examinam a evolução do Realismo/Naturalismo rumo ao fradiquismo parnasiano e neo-garretista. Cesário Verde com sua antecipadora modernidade a arregalar as olheiras ainda românticas do Realismo não poderia ser esquecido. A exemplo, claro, de Fernando Pessoa(s), de cuja heteronímia se extrai uma essência neo parnasiana (coincidentemente olavo-bilaquiana!) e se destacam as figuras de Caeiro, Reis, Álvaro de Campos e Fernando-Pessoa-ele-mesmo-um-outro com sua Mensagem. Por último, mas não em subalterno lugar, a poesia de Miguel Torga a exigir o reconhecimento de sua singularidade num Presencismo aterrado pelas presenças numinosas de José Régio e da Divindade.

Samir Savon (Do prefácio)

Selos de reconhecimento

Impresso
De R$ 35.8 por:
R$ 27,69

Tema: Não Ficção, Didáticos, Artes Palavras-chave: literatura, portuguesa

Características

Número de páginas: 227
Edição: 1(2011)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-64137-05-9
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.