Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

A FONTE DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Esta página foi vista 74 vezes desde 26/11/2023

A PROPRIEDADE INTELECTUAL

Por: Emerson Fernandes de Souza

Este livro faz uma abordagem sistêmica e sintética do caminho percorrido pela produção do intelecto humano, no desenvolvimento de tecnologia e inovação, desde o momento zero até a entrega do produto ao mercado. Ele trás os principais conceitos envolvidos na matéria, as formas de proteção da produção do intelecto humano, os cuidados que se devem tomar desde a pesquisa básica; os estudos necessários para os procedimentos de busca de anterioridade, que é a pesquisa do Estado da Técnica de uma determinada tecnologia.

A nível acadêmico, o assunto é de salutar importância porque cria mecanismo para a proteção e capitalização das criações intelectuais advindas dos Trabalhos de Conclusão de Curso, começando com os cuidados que se devem tomar numa banca de defesa de TCC. Além disto, o estudo da Propriedade Intelectual estimula para o surgimento de um ambiente fecundo de inovação e criatividade e permite acesso a bancos de dados que contêm mais de 70% da produção tecnológica do mundo. Falar nessa temática perpassa todas as áreas do conhecimento humano e engloba as diversas ramificações do saber. A Propriedade Intelectual está presente em nossa cultura, nos processos produtivos, nos produtos que consumimos, na indústria, no comércio, hospitais, vacinas, nos medicamentos, nos eletrodomésticos, nas tecnologias, na pesquisa, na ciência, nos estudos, nas marcas, nos trabalhos de conclusão de curso (TCC´s, Dissertações, Teses), ou seja, está presente, intrinsecamente, em nosso dia-a-dia. Portanto, entender mais sobre essa temática só vai tornar o profissional mais brilhante, mais produtivo, mais inovador e capaz de transformar seu conhecimento em produto e, consequentemente, em capital intelectual, aproveitando-se disto economicamente, gerando riqueza e desenvolvimento.

Como percebe, os termos técnicos tornavam-se gargalos para aqueles que buscavam a compreensão sobre tema e, também, promoviam, de certa forma, o desinteresse daqueles poucos que ainda tinham curiosidade sobre o assunto. Ao escrever este livro, teve-se o cuidado de utilizar uma linguagem bastante acessível, eliminando ou substituindo os termos mais técnicos ou de difícil entendimento para a melhor compreensão.

Os estudos apontaram também que apenas aproximadamente 1% conhece a temática. Das patentes depositadas no Brasil, apenas 10% são de brasileiros, ou seja, não estamos protegendo nossas invenções. E o pior, deixando portas abertas para os estrangeiros assim o fazer. Para muitas coisas, precisamos pedir licença a estrangeiros para produzir aqui no Brasil, ou simplesmente, não podemos produzir. Uma das causas para isto é o desconhecimento sobre o assunto. Por exemplo, registrar uma marca é uma tarefa simples, todavia, a grande maioria não sabe nem por onde começar. Foi nesse intuito, de prover informações, que este livro foi criado e é resultado de um trabalho de mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação do Profnit/Ufopa.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 54,05

Ebook (PDF)
R$ 27,01

Tema: Educação, Didáticos, Administração Palavras-chave: capacitação, inovação, intelectual, propriedade

Características

Número de páginas: 168
Edição: 1(2023)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786500744439
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.