João Calazans Filho tem contribuído generosamente com a literatura mundial, publicando temas de grande relevância nos dias atuais. Em suas abordagens e textos, a intolerância, corrupção, violência, política, são temas que enriquecem os seus leitores, colocando-o em vanguarda com romancistas na literatura brasileira e mundial.
Seu último romance A Salamandra, é uma gostosa viagem aos anos oitenta na Bahia, como uma história cheia de ação e aventura.
Calazans como é mais conhecido pelos íntimos, vem de um resultado do encontro de filhos de agricultores que faziam da terra o objeto maior; plantar e retirar o seu sustento.
A mãe Izaurinha Teixeira Porto, oriunda de uma pequena cidade baiana de nome singular; Itapira, que após anos veio a ser a conhecida Ubaitaba. Lá, seu pai Martim Teixeira, que investia no plantio de cacau e ao mesmo tempo usava as dependências da fazenda, pequenas áreas de terra, para o cultivo de produtos hortifrutigranjeiros que serviam ao consumo diário da família.
Do outro lado, o pai de João Calazans dos Santos que também não fugia à realidade cultural da região, seguia a mesma vocação oferecida, tendo na agricultura a ponte que os conduziam para a independência econômica financeira, de maneira que pudessem cuidar da família de forma honrada e honesta. João era natural de Itapé, cidade próxima de Itabuna e Ferradas, tendo como ocupação o labor da terra, cultivando cacau junto com seu pai no pequeno povoado de Catolé.
Insatisfeito com a tendência de seguir os passos do pai Manoel Mathias doando a vida para a roça da família, ele optou por ser caixeiro viajante, e saiu mascateando produtos diversos pela região, até encontrar como destino das suas andanças o distrito de Jacareci, que por coincidência, fora o mesmo caminho tomado por Izaurinha na companhia dos seus pais na mudança, em busca de espaços para que pudessem ampliar os investimentos nas roças de cacau.
Jacareci foi o ponto de encontro, da união e o casamento que deu vida ao atleta, técnico, professor, escritor e poeta João Calazans Filho.
Aos trinta dias de nascido o autor saiu de Jacareci para Camacan. Essa cidade acolheu a ele e os seus familiares, abrindo as portas para seu desenvolvimento como pessoa, e a dando-lhe a percepção necessária da vida, de maneira que pudesse vislumbrar outros horizontes e perseguir novos paradigmas. Como um legado, João usufruiu e desfrutou de todas oportunidades que chegasse até ao seu alcance. – “A vida é uma longa estrada que temos por obrigação pavimentá-la da melhor maneira possível. Porque, se espalhamos vidros quebrados no seu trajeto, certamente passaremos sobre ele na volta”. Motivado por esse pensamento, sempre procurou a ser positivo em suas relações, tentando alcançar o futuro com harmonia e equilíbrio como sempre fora seu desejo.
Na área esportiva:
- Ex atleta de handebol, atletismo, volibol, capoeira e triathlon.
- Ex técnico de triathlon, atletismo e handebol.
- Professor e mestre de capoeira por 20 anos em Salvador e Camacan.
- Aluno de Aikido do Instituto Takemussu
- Professor de Aikido em Ilhéus e Salvador pela Takemussu.
Na área de administração do esporte exerceu os seguintes cargos:
- Presidente fundador da ABATRI – Associação Baiana de Triathlon.
- Presidente fundador da FEBATRI – Federação Baiana de Triathlon.
- Presidente fundador da C.B.Tri – Confederação Brasileira de Triathlon
- Presidente fundador da Consudatri – Confederação Sul Americana de Triathlon.
- Vice Presidente fundador da Confederação Pan Americana de Triathlon.
Secretário Geral da Confederação Pan Americana de Triathlon.
- Membro do Comitê Olímpico Brasileiro – C.O.B.
- Vice Presidente da ITU – International Triathlon Union
- Membro do Comitê Executivo da ITU – International Triathlon Union.
Importante: João Calazans Filho, criou em 1991 na primeira etapa, do primeiro Campeonato Brasileiro de Triahtlon, o circuito que inaugurou as olimpíadas do ano 2000, com 02 voltas na natação, 08 voltas no ciclismo e 02 voltas na corrida em um percurso de 1.500 metros de natação, 40 km de cilcismo e 10 km de corrida. Esse circuito foi confirmado com sucesso na etapa da Copa do Mundo de Triahtlon em Salvador, no ano de 1992.
Direção sócio desportiva atual:
- Presidente fundador dos JOGOS MUNDIAIS DO MEIO AMBIENTE – JMMA
- Presidente fundador da SEWO – Sport and Enviroment World Organization.
Na area academica atuou:
- Ex Professor do Colégio Municipal de Camacan
- Ex Professor da Escola Polivalente de Camacan
- Professor de diversos colégios em Salvador
- Ex Professor Assistente da cadeira de Treinamento Desportivo da Faculdade de Educação Física - UCSAL.
- Presidente e fundador da Clinica de Corrida – Centro de Estudos do comportamento humano em atividades físicas e esportivas.
- Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.
Após a sua carreira esportiva, voltou-se para o mundo literário e deu forma para as poesias que escrevia já na adolescência. Segundo o autor, - ele não publicava os seus pensamentos e poemas, por achá-los de cunho pessoal e egocêntrico. Só após descobrir que estava escrevendo para pessoas, começou as suas publicações, já residindo em São Paulo após passar uma temporada na Espanha, lançando o livro Dúvidas & Desejos.
Daí por diante, todos os anos lançava um novo livro, brindando a confraria do Mercado Municipal, a qual faz parte como fundador, com mais dois livros: CONEXÕES – A força e a fraqueza e VIDA – O desafio.
O autor já tinha um ensaio de um romance que tentará levar a cabo nos anos noventa e sem dar muita atenção, deixava o projeto meio que engavetado, até que a história de um famoso beco na cidade de Camacan chamou a sua atenção e ele resolveu dar vida, às histórias dos valentes homens que trabalhavam no cultivo do cacau e entregava as suas vidas para a boemia nos fins de semana.
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.