Agbook

CHE

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Em princípio de abril de 1965, Che Guevara deixava todos os cargos que ocupava em Cuba e partia para o continente sul-americano, onde pretendia estimular a revolução através da guerrilha. Em sua carta de despedida a Fidel, explicava as razões desse gesto:

"Outras terras reclamam o concurso de meus modestos esforços. Eu posso fazer aquilo que a você não é permitido, por sua responsabilidade diante de Cuba, e chegou a hora de nos separarmos. (...) deixo um povo que me recebeu como um filho; isto lacera parte de meu espírito. Nos novos campos de batalha levarei a fé que você me inculcou, o espirito revolucionário de meu povo, a sensação de cumprir o mais sagrado dos deveres: lutar contra o imperialismo, onde quer que ele esteja. Isto reconforta e cura com vantagem qualquer arranhão. ”

Fazia seis meses que Ernesto Che Guevara se internara nas selvas bolivianas, acompanhado de um pequeno grupo de correligionários. Havia abandonado Cuba, onde o Governo revolucionário lhe oferecera os mais altos cargos, e trocara a glória pela luta guerrilheira.

Mas o povo boliviano, apesar de viver na miséria e na opressão, não se sensibilizara com seus discursos. Em 8 de outubro de 1967, o Exército conseguiu finalmente localizar os rebeldes e encurralou-os num desfiladeiro. Guevara foi alvejado e capturado, e no dia seguinte executado.

O fato, apresentado com estardalhaço pela imprensa internacional, despertou suspeitas entre os simpatizantes de Che, para os quais tudo não passava de uma manobra para debilitar o movimento guerrilheiro. Uma semana depois, porém, um solene pronunciamento de Fidel Castro dissipava todas as dúvidas: “A notícia relativa à morte do comandante Ernesto Che Guevara é dolorosamente verdadeira.”

Impresso
R$ 38,66

Ebook (PDF)
R$ 20,45

Características

Número de páginas: 23
Edição: 1(2018)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.