Agbook

MACUQUINAS

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Nos tempos coloniais, o sistema monetário baseou-se nas disposições emitidas pela Coroa espanhola e cuja administração em terras americanas estava a cargo dos detentores dos diferentes vice-reinados. A partir do momento da conquista, a Coroa viu a necessidade de possuir moedas, por isso, quatro casas foram fundadas no México, Santo Domingo, Lima e Potosi.

Estas casas ou casas da moeda estavam a cargo do Estado e a sua principal função era fornecer o correspondente dinheiro metálico para uso interno e ser enviado para a Península Ibérica.

Na América do Sul, a Casa da Moeda de Lima foi criada por volta de 1565, mas por causa das distâncias das minas e a aquisição difícil de material combustível para fornos, logo fez com que um novo local para a sua implementação fosse procurado.

Em 1573, uma nova casa em La Plata (hoje Sucre), que iria trabalhar pouco mais de um ano, foi estabelecida, no entanto, devido a problemas logísticos, o vice-rei, Francisco de Toledo, ordenou a transferência das ferramentas necessárias para a cunhagem em Potosí.

As minas de prata famosas de Cerro Rico foram descobertos em 1545, estabelecendo um grande assentamento de espanhois, índios e escravos negros em Potosi, que se tornou uma cidade populosa, calcula-se cerca de 150000 em 1573.

Com o início da Primeira, um grande número de trabalhadores cumpria diferentes funções como tesoureiros, avaliadores e tenentes, escultores, balanceadores, fundidores, escravos, etc. Isso também iniciaria uma longa sequência de eventos que duraria cerca de dois séculos, durante os quais foram trabalhadas milhões de moedas de prata de formato irregular conhecidas como macuquinas.

Este nome deriva da maneira tradicional de fazer moedas, através do golpe de cunho que foi dado nos espaços em branco e que fez cada moeda única. Os desenhos foram modificados ligeiramente ao longo dos anos e de acordo com as disposições de cada monarca. Não foi até 1617 que a data foi incorporada na legenda do anverso, o que facilitaria sua posterior identificação.

Em 1650, a mudança de cunho e as colunas foram estabelecidas, que duraram até 1773, quando cessou a produção, já que as moedas começaram a ser produzidas simultaneamente em moldes circulares e com cantos de cordel, desde 1767 durante o reinado de Carlos III.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 40,28

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Geografia E Historia, Educação, Antiguidades E Colecionáveis Palavras-chave: espanha, histÓria, moedas, numismÁtica

Características

Número de páginas: 34
Edição: 1(2018)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.