Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

PRETORIANOS

O PODER POR TRÁS DO PODER

Por: ADEILSON NOGUEIRA

A Guarda Pretoriana é uma dss guardas pessoais mais famosas da história. Fundada por Augusto em 31 a.C. para proteger o titular do cargo conhecido como Princeps ou “Primeiro Cidadão” que mais tarde seria conhecido pelo título militar de “Imperador”, é o acesso ao imperador e a posição como única força armada em Roma fez com que o grupo se tornasse o mais poderoso do Império Romano.

Foi durante o reinado do sucessor de Augusto, Tibério (14 - 37 d.C.), que a Guarda realmente se destacou como um poder para fazer e desfazer imperadores. Com o benefício da retrospectiva, é discutível que a carreira de Sejanus prefigurasse o futuro. O chefe da Guarda Pretoriana (14 - 31 d.C.), Sejanus supostamente conspirou para derrubar Tibério e, certamente, monopolizou o poder em Roma, enquanto Tibério estava em Capri. De acordo com Josefo, Antonia, sogra de Sejanus, que informou o imperador da conspiração, que respondeu convocando Sejano a uma reunião no Senado, oficialmente, para lhe dar os poderes da Tribuna do Povo. Na realidade, Tibério enviou uma carta ao Senado ordenando a prisão e a execução de Sejanus.

A primeira vez que a Guarda Pretoriana se tornou efetivamente o rei do Império Romano foi após o assassinato do sucessor de Tibério, Calígula. Esta foi a melhor oportunidade na história romana para a restauração da República. Os Pretorianos, no entanto, notoriamente encontraram Cláudio, tio de Calígula, escondido atrás de uma cortina, e o proclamaram imperador, forçando o Senado a aceitá-lo. Cláudio pagou aos guardas que o haviam apoiado generosamente, e a necessidade de qualquer imperador romano de ter os pretorianos apoiando-o agora estava bem estabelecida.

Impresso
R$ 43,82

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Educação, Geografia E Historia, Não Ficção, Antigo, Civilização, Europa Palavras-chave: histÓria, impÉrio, pretorianos, romano

Características

Número de páginas: 52
Edição: 1(2019)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.