Agbook

HELENA E A DESCOBERTA DA CRUZ

Por: ADEILSON NOGUEIRA

A famosa mãe piedosa do imperador Constantino, o Grande, é uma das imperatrizes mais célebres do Império Romano. Em Roma, como é bem sabido, pietas não era apenas uma das virtudes fundamentais, mas também pertencia às ideias mais importantes do estado. De acordo com as crenças, pietas garantia bênção divina e a consequente boa sorte para o povo.

A reputação de Helena estava, por um lado, ligada ao seu filho em relação ao cristianismo (que marcou o início da cristianização nas estruturas do estado e do império), e por outro lado - à lenda da descoberta das relíquias da verdadeira cruz.

Sua adoração se desenvolveu em toda a Igreja ao longo do tempo, e ela foi reconhecida digna de veneração no Leste e no Oeste. Infelizmente, no entanto, os dados de origem relativos à sua realização são bastante modestos.

Foi ela quem aprendeu sobre os feitos dos pagãos, que construíram uma estátua de Afrodite no local; pediu e esta foi removida para que o sepulcro fosse desenterrado. Foi ela quem finalmente encontrou três cruzes ali, uma das quais pertencia ao Salvador, e as outras duas aos vilões crucificados com ele.

O próprio Deus indicou qual das três cruzes pertencia a Cristo curando uma mulher que estava à beira da morte com o seu toque. Helena dividiu em partes as relíquias da Santa Cruz, que ela havia obtido de um modo bastante miraculoso. Uma delas foi, de acordo com seu desejo, colocada em um relicário de prata e permaneceu em Jerusalém; outra foi enviada para seu filho, Constantino, para que ele pudesse incluí-la em sua estátua no topo da coluna de pórfiro no centro do Fórum de Constantino, que se tornou um paládio garantindo a eterna existência da cidade.

A imperatriz também enviou ao seu filho os cravos com os quais Cristo foi preso à cruz; Constantino usou-os como um elemento de sua armadura de proteção.

Helena encomendou o construção de um número de igrejas na Palestina, como a Igreja do Santo Sepulcro, a Igreja da Natividade em Belém e a Igreja no Monte das Oliveiras.

Impresso
R$ 40,28

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Historiografia, Civilização, Antigo, Não Ficção, Geografia E Historia, Educação Palavras-chave: cristianismo, cruz, helena, impÉrio, romano

Características

Número de páginas: 29
Edição: 1(2019)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.