Agbook

YALTA

O DESTINO DO MUNDO

Por: ADEILSON NOGUEIRA

A Conferência de Yalta, também conhecida como a Conferência da Crimeia e nome de código da Conferência Argonaut, realizada 04-11 fevereiro de 1945, foi a reunião dos chefes de governo dos Estados Unidos, Reino Unido e a União Soviética para discutir a reorganização do pós-guerra na Alemanha e na Europa. Os três estados foram representados pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, Primeiro Ministro Winston Churchill e Premier Joseph Stalin, respectivamente. A conferência foi realizada perto de Yalta, na Crimeia, União Soviética, dentro dos palácios Livadia, Yusupov e Vorontsov.

O objetivo da conferência era moldar uma paz pós-guerra que representasse não apenas uma ordem de segurança coletiva, mas um plano para dar autodeterminação aos povos libertados da Europa pós-nazista.

A reunião teve como objetivo principal discutir o restabelecimento das nações da Europa devastada pela guerra. No entanto, em poucos anos, com a Guerra Fria dividindo o continente, Yalta tornou-se objeto de intensa controvérsia.

Yalta foi a segunda de três grandes conferências de guerra entre as Três Grandes. Foi precedida pela Conferência de Teerã em novembro de 1943 e seguida pela Conferência de Potsdam, em julho de 1945. Também foi precedida por uma conferência em Moscou em outubro de 1944, sem a presença do Presidente Roosevelt, na qual Churchill e Stalin haviam dividido a Europa nas esferas de influência ocidentais e soviéticas. A Conferência de Potsdam contou com a participação de Stalin, Churchill (que foi substituído no meio pelo recém-eleito primeiro-ministro britânico Clement Attlee) e Harry S. Truman, sucessor de Roosevelt.

O general Charles de Gaulle não estava presente nas conferências de Yalta ou Potsdam; um desprezo diplomático que foi ocasião de ressentimento profundo e duradouro. De Gaulle atribuiu sua exclusão de Yalta ao antigo antagonismo pessoal de Roosevelt contra ele, embora a União Soviética também tenha contestado sua inclusão como participante pleno. Mas a ausência de representação francesa em Yalta também significou que estender um convite para De Gaulle participar da Conferência de Potsdam teria sido altamente problemático. Ele se sentiria obrigado a insistir que todas as questões acordadas em Yalta em sua ausência teriam que ser reabertas.

Impresso
R$ 40,28

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Historiografia, Ex Repúblicas Soviéticas, Europa, Não Ficção, Geografia E Historia, Educação Palavras-chave: guerra, histÓria, mundial, segunda

Características

Número de páginas: 40
Edição: 1(2019)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.