Agbook

CONCORDIA MILITVM

O IMPÉRIO DO EXÉRCITO

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Era importante que os exércitos do Oriente se familiarizassem com um governante do Ocidente. Antes, cunhar uma legenda chamada de “concordia” entre todos os exércitos fazia sentido propagandístico perfeito.

Na abertura do terceiro século, o pluralismo monetário prevaleceu no mundo romano. No ocidente, o sistema monetário permaneceu, em suas linhas gerais, o posto em prática por Augusto e a casa da moeda de Roma manteve, com exceções temporárias, o monopólio da cunhagem nos três metais, ouro, prata e bronze. Nos Balcãs e no leste de língua grega, as principais moedas imperiais eram combinadas com uma multiplicidade de moedas locais em prata e bronze, principalmente no idioma grego, moedas batidas por várias colônias, cidades e koina (“província romana”). O bronze em particular, o meio no qual as transações diárias ocorreram, foi produzido em casas cujo número aumentou progressivamente para culminar em mais de 340 sob os Severos, localizados principalmente na Ásia Menor.

Um século depois, em 294-296, o sistema não era mais dual: a reforma da moeda de Diocleciano estabeleceu um sistema unificado para o benefício exclusivo da moeda imperial central. As únicas denominações em moeda eram as do sistema romano, o latim tornou-se o idioma exclusivo das moedas e as casas de cunhagem que não as imperiais foram fechadas. O aparato de produção foi reduzido e, ao mesmo tempo, padronizado, desenvolveu-se uma densa rede de casas, ao longo das fronteiras e próxima das necessidades do exército, prefigurando a divisão tetrárquica do império em dioceses. As alterações, necessárias à desintegração do sistema monetário, ocorreriam por marcha forçada ao longo de um intervalo de 25 anos, entre o momento em que a moeda de prata no centro do sistema, o antoninianus, atingisse seu ponto de partida. maior degradação no início do reinado de Aureliano e aquela em que a reforma de Diocleciano abriu uma nova era.

Impresso
R$ 40,28

Ebook (epub)
R$ 22,60

Tema: Moedas & Medalhas, Europa, Antigo, Geografia E Historia, Educação, Antiguidades E Colecionáveis Palavras-chave: exército, história, império, romano

Características

Número de páginas: 36
Edição: 1(2020)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.