Agbook

OS PRINÍPIOS BÁSICOS DE IFÁ

O CULTO A ORUNMILA. OS 256 ODÚS LIVRO I

Por: Oluwo Ifasakin Adegbamilola.

Existem dezesseis odu maiores no corpo literário Odù Ifá ('livros'). Combinados, resultam num total de 256 odu, acreditando-se referirem a todas as situações, circunstâncias, ações e consequências na vida. Constituem a base do conhecimento tradicional espiritual e todos os sistemas de adivinhação yorubá.

I é uma conta ímpar ou um resultado de "cabeça", e II é uma conta par ou mesmo um resultado "enfraquecido"; os dezesseis padrões básicos e seus nomes yoruba figuram na barra lateral. Esta é apenas uma forma de ordená-los, que muda dependendo da área na Nigéria, ou da diáspora. Outra forma, utilizada em Ibadan e Cuba é: Ejiogbe, Oyekun meji, Iwori Meji, Idi Meji, Irosun Meji, Oworin Meji, Obara Meji, Okanran Meji, Ogunda Meji, Osa Meji, Ika Meji, Oturupon Meji, Otura Meji, Irete Meji, Oshe Meji, Ofun Meji. Epa Odu! Isso muda o desfecho de certas partes da leitura.

Odu é um conceito do culto de Ifá também usado no candomblé, interpretado no merindilogun, na caida de búzios.

A palavra odu vem da língua iorubá e significa destino. Cada homem (ser) possui o seu destino que se assemelha a de outros mas sempre com alguma particularidade. Para esse estudo são usadas diversas técnicas ou métodos oraculares, como por exemplo o [Merindilogun], o opele-Ifá, o Ikin, etc.

O Culto de Ifá por costume é feito por homens, chamados Babalawô, diferente dos cultos realizados no Candomblé que são praticados por homens Babalorixá e mulheres Iyalorixá. Quando alguém quer cuidar de seu Orixá procura um Babalorixá ou Iyalorixá, mas quando é para tratar de seu equilíbrio enquanto Ser, procura um Babalawô que o fará pelos caminhos de Odu.

A consulta através dos Odus pode ser interpretado pelo Oráculo de Ifá, com os Odu Meji (duplos destinos ou repetidos duas vezes) são em número de 16 e conhecidos como Odu Originais ou Principais.

No sistema Ifá, que é o sistema de adivinhação iorubá, os 16 odus são os caminhos da vida. Cada pessoa tem o seu caminho revelado por Ifá através do Odu.

O sistema geomântico usa 16 conchas, ou grãos, ou cocos, conforme a região. A forma de lançar os búzios possibilita 256 combinações ou figuras, e para cada uma delas existem versos (itans) que são decorados pelo babalawô. O sistema, hereditário, exige longo aprendizado e provas.

Os 16 odu originais ou principais, seus nomes, representação em Ifá, ordem de chegada no Àiyé (Terra) e ordem de caída para consulta ao Oráculo.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 50,19

Tema: Espiritualidade, África, Adivinhação, Seitas e Heresias, Geografia E Historia, Corpo, Mente E Espírito Palavras-chave: culto, dos, esin, ibile, ifá, isese, lagba, orisa, orunmila, religião, tradicional, yorubá

Características

Número de páginas: 84
Edição: 1(2020)
Formato: A5 148x210
ISBN: 979-86-788-0483-9
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.