Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Doutrina e Método da Escola Superior de Inteligência

Esta página foi vista 1418 vezes desde 19/05/2012

Por: Cláudio Andrade Rêgo

O acesso indevido a sigilos organizacionais – aqueles os quais, pela sua relevância, exigem medidas especiais de proteção – sempre foi grande fonte de atenção das Organizações, tendo sido suas técnicas de obtenção, por um lado, e de neutralização, por outro, compiladas, organizadas e transformadas nas Atividades de Inteligência Externa, de Inteligência Interna e de Contrainteligência, ou, de forma resumida, nas Atividades de Inteligência.

Enquanto a Inteligência Externa proporciona melhores decisões no tempo e na maneira adequados, a Inteligência Interna e a Contrainteligência utilizam as medidas preventivas e reativas necessárias à proteção do negócio e aos seus próprios sistemas e processos de coleta de informações para negócios futuros, por meio das técnicas próprias dessas Atividades, como o monitoramento, a desinformação e a dissimulação. Assim, enquanto Informação custa dinheiro e tempo, Inteligência produz dinheiro e compra tempo.

Presentes em todas as grandes decisões, seja proporcionando Assessoramento ao Estado ou fornecendo Competitividade às Empresas, e historicamente de uso restrito aos círculos militares, já há algum tempo os conceitos dessas Atividades vêm sendo empregados por milhares de Organizações privadas, preocupadas com o acirramento da concorrência, o vazamento ou a fuga de informações e a defesa de seu patrimônio intelectual, seja esse físico, eletrônico ou composto por valores intangíveis tais como a credibilidade, por exemplo. Todas as Empresas listadas na Fortune 500 tem um Departamento de Inteligência, normalmente sob outro título, visando dar discrição à Atividade.

Sua atual utilização como ferramenta-chave na gestão de negócios, assim, pode representar uma grande vantagem competitiva ou uma séria ameaça corporativa, já que são registrados continuamente casos de fraudes internas, concorrência desleal e furto de informações, e até o seu uso, com regularidade, pelo Crime Organizado. Dessa forma, torna-se necessário definir, na Organização, uma Área específica, ligada ao seu mais alto nível decisório, cuja finalidade exclusiva seja centralizar os Programas de Inteligência naturalmente dispersos por diversos Departamentos da Organização, e desenvolver uma cultura de Produção, Aquisição e Proteção da Inteligência, visando garantir, principalmente, Controle de Ativos e Recursos de Informação, Imagem de Marca e Conformidade Legal (“Compliance”).

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 62,43

Ebook (PDF)
R$ 49,51

Tema: Direito, Administração, Ciência Política, História & Teoria, Relacionamento Público & Administração, Relações Internacionais Palavras-chave: contrainteligência, espionagem, inteligência, intelligence, mosaico, segredo, sigilo

Características

Número de páginas: 180
Edição: 4(2012)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-65014-01-4
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.