Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

O Caminho de Santiago de Compostela.

Esta página foi vista 714 vezes desde 01/07/2012

Rota do Novo Milênio

Por: Sergio José de Brito, Sergio José de Brito Filho, Ana Maria de Brito Gouvêa

Rota das Estrelas

Neste livro o leitor conhecerá o milenar Caminho de Santiago percorrido em família, por entre as trilhas da Espanha, acompanhando essa maravilhosa aventura do pai e seus dois filhos rumo à Catedral do Apóstolo. Uma obra repleta de fotografias, passagens e lições de vida para jamais serem esquecidas.

A hospitalidade e a tradição depositadas por milhares de viajantes há 11 séculos em cada pedra, cada árvore e cada rincão da rota Jacobea fazem deste caminho, que corta a Espanha de leste a oeste até Finisterra, uma experiência única no mundo.

A peregrinação a Santiago é uma viagem de 830 quilômetros ao interior de si mesmo, que cada um empreende com sua própria bagagem e objetivos. Há quem a inicie pelo prazer de caminhar, outros por convicção religiosa ou pelo interesse artístico e histórico de uma senda pela qual penetraram na península ibérica as vanguardas estéticas e culturais do Ocidente; também é freqüente faze-lo por uma promessa ou por um pouco de todos os motivos. No entanto, ninguém, ao inicia-lo, sabe que nesse momento desencadeia-se um processo de renovação interior que lhe mudará o conceito de muitas coisas.

Tem sentido a peregrinação por uma rota medieval ao despontar do século XXI? É óbvio que o traçado histórico desapareceu em alta percentagem debaixo do asfalto das estradas ou pela rotatividade do cultivo da terra. Onde antes havia bosques, lobos e bandidos, agora há polígonos industriais e veículos a motor. E os peregrinos, que antes pediam guarida, levam agora um cartão de crédito no bolso. Mas a essência da via milenária permanece com a mesma intensidade, pregada aos bosques navarros, em cada prega das colinas riojanas, no horizonte interminável das planícies castelhanoleonesas ou na úmida obscuridade das corredeiras gallegas. O espírito de aventura que tinha um final incerto e misterioso segue cativando a quem o enfrenta.

A via aberta pelos peregrinos entre a Europa e a Basílica Compostelana não foi só um caminho peatonal.

Mesclados com campesinos, burgueses e nobres, chegaram também artesãos, canteiros (trabalhadores da pedra), cantores, pintores, escultores e ordens monásticas. Aquele olho vibrante da reconquista se converteu prontamente no duto ao qual se colaram, na península, as vanguardas estéticas e culturais que imperavam no mundo ocidental.

Foi a grande contribuição do Apóstolo Santiago ao desenvolvimento artístico e humanístico da Espanha.

Primeiro chegou o românico, a arte mais intelectual da história, com suas linhas tão características; mais tarde as ordens monásticas francesas incorporaram o gosto pelo altivo e a leveza do gótico. O barroco se encarregaria depois de sobrecarregar tudo.

Selos de reconhecimento

Ebook (PDF)
R$ 29,72

Tema: Aventura, Espiritualidade, Literatura Nacional Palavras-chave: apóstolo, arquitetura, arte, caminhada, caminho, campo, compostela, das, espanha, espiritismo, estrelas, fé, galícia, peregrinação, peregrinos, religião, santiago, viagens

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.