Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

O ÁLAMO

A Última Fronteira

Por: RICARDO N. BORGA

O Texas era uma região pertencente à Espanha, que se tornou parte do México, em 1821, quando este conquistou sua independência. Neste período, os Estados Unidos eram um país próspero que crescia a passos largos e ocupava parte do Texas através de colonos que pra lá migravam em busca de novas terras para povoar. O conflito entre os Estados Unidos e o México teve início com a Revolução do Texas que era uma disputa pela posse da região, fato que resultou na captura do Forte Álamo pelos texanos, comandados pelos estadunidenses, que declararam a independência do Texas vindo a se tornar parte dos Estados Unidos.

A Revolução do Texas, ou Guerra de Independência do Texas foi um confronto entre o México e colonos na porção texana do estado mexicano de Coahuila y Tejas. A guerra ocorreu de 2 de outubro de 1835 a 21 de abril de 1836, embora as hostilidades no mar tenham se prolongando até 1840.

Em 1836 o presidente general Antonio López de Santa Anna decide expulsar os texanos definitivamente do Texas. Para detê-lo o general Sam Huston precisa de tempo e ordena que o coronel William Travis defenda uma pequena missão na rota dos mexicanos. A reduzida tropa de Travis recebe o reforço de grupos que acompanham Jim Bowie e Davy Crockett, mas a situação se torna desesperadora. Travis deixa claro que não haverá vergonha se eles partirem enquanto podem, mas cento e oitenta e cinco homens decidem fazer uma resistência heroica no forte Álamo.

O Forte Álamo foi construído e fundado no século XVIII, mais precisamente em 1718, na cidade do Texas que pertencia à Espanha, por enviados da Missão San Antonio de Valejo que foi uma das primeiras expedições comandadas pela Espanha naquela região. O objetivo deste forte era o de proteger os índios que ali habitavam e que estavam passando pelo processo de catequização.

A Batalha do Álamo foi travada entre o exército mexicano comandado pelo presidente general Antonio López de Santa Anna e o exército texiano após um cerco de treze dias a Missão do Álamo próximo à localidade de Santo Antonio de Bexar, e é considerado nos Estados Unidos, como o evento crucial na Revolução do Texas.

Todos os defensores foram mortos. A crueldade percebida de Antonio López durante a batalha inspirou muitos texanos ambos os colonos do Texas e aventureiros dos Estados Unidos para se juntar ao exército texiano. Estimulado por um desejo de vingança, os texianos derrotaram o exército mexicano na Batalha de San Jacinto, no dia 21 de abril de 1836, terminando a revolução.

Impresso
R$ 46,76

Ebook (PDF)
R$ 19,80

Tema: Geografia E Historia, Américas, Historiografia, México, Fotografia Palavras-chave: história/guerra

Características

Número de páginas: 156
Edição: 3(2021)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.