Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Paraguai: A República Camponesa (1810 - 1865)

Por: Mário Maestri

O processo de grandes transformações que agitou toda a bacia do rio da Prata em meados do século 19 e que teve seu ponto de inflexão na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870) deve ser analisado, para a sua real compreensão, no contexto de um conjunto de determinantes históricas, entre as quais está a consolidação da nação paraguaia.

Com rigor, produto de profundo conhecimento do tema, mas através de um relato ameno e agradável, o historiador Mário Maestri nos apresenta no presente estudo - Paraguai: a república camponesa: 1810-1860 - latifundiários, caudilhos, escravos, comerciantes, a exploração indígena, membros da igreja, a ditadura francista, e, fundamentalmente, o camponês paraguaio. Esta interpretação histórica sem maquiagem, que assume posicionamento ideológico segundo a luz das novas investigações e publicações, necessariamente desemboca na re-interpretação deste dinâmico e emocionante período histórico paraguaio.

Paraguai: a república camponesa: 1810-1860 é um livro compreensível, apaixonante, renovador, que com certeza se converterá em uma referência bibliográfica. Ele nos introduz entre duas datas históricas chaves: 1810 (o processo da independência) e 1864 (o início da guerra), adentrando-se na trama do poder, da economia, da burguesia, das relações internacionais, do isolamento e, sobretudo, da formação social do Paraguai e de sua peculiaridade.

A inegável instrumentalização da história, sobretudo pelas forças do liberalismo triunfante até fins do século 19, seguida pelo nacionalismo de inícios do século 20, faz com que esse livro assuma um papel chave, graças a vasta documentação citada, para apresentar algumas verdades, como mentiras, e vice-versa. Nesse processo, resgatando o princípio de que a história é mestra da vida, Paraguai: a república camponesa: 1810-1860 torna-se leitura inarredável para o entendimento do passado e do presente do Paraguai e da região.

Jorge Coronel Prosman

Asunción, Paraguai, 22 de outubro de 2014 .

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 49,18

Ebook (PDF)
R$ 31,11

Tema: Geografia E Historia, América Latina, Economia, História Econômica Palavras-chave: camponesa, paraguai, república

Características

Número de páginas: 250
Edição: 1(2014)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9788567542102
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.