Agbook

Pornotopias Conjugais

Esta página foi vista 920 vezes desde 21/03/2015

Sexualidades e Subjetividades no Início do Swing no Brasil

Por: Antonio Fontoura

Nos primeiros anos de 1970 surgiram, nos jornais do Rio de Janeiro, anúncios de casais buscando parceiros para uma nova prática sexual até aquele momento inédita no Brasil: o swing ou troca de casais. A originalidade de seu comportamento chamou a atenção da mídia em geral, e das revistas masculinas em particular: quem eram os seus praticantes e de que maneira aliavam a troca de parceiros com a instituição do casamento? O debate centrou-se no questionamento dos papeis sociais de homens e mulheres no sexo conjugal e nos limites que existiriam na exploração de novas fantasias sexuais para a manutenção do casamento. Dois discursos principais parecem emergir deste debate: um justificador, atribuído aos casais praticantes, de que sua prática servia como um reforço à instituição do casamento e prevenia o adultério; e um discurso condenatório, em que os casais são acusados de ofender a instituição do matrimônio e o marido de prostituir a esposa. Tendo como recorte temporal o período em que o debate foi mais significativo (1969 a 1983) e que, por sua vez, coincide com o que se poderia denominar de revolução sexual brasileira, esta dissertação de mestrado em História analisa as representações sociais de gênero presentes nas revistas masculinas – particularmente, Ele Ela, Peteca e Playboy – nos debates sobre o swing, e como determinadas representações foram utilizadas para se opor ou defender a prática.

Impresso
R$ 49,43

Ebook (PDF)
R$ 11,84

Características

Número de páginas: 289
Edição: 1(2015)
Formato: A4 210x297
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura s/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.