Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

O ethos discursivo nas redações de vestibular

Por: Marcia de Oliveira Gomes

De modo geral, em textos argumentativos, existe um cuidado de quem o produz em ser objetivo e impessoal, apagando as marcas de sua enunciação com o intuito de conferir maior credibilidade ao texto. Ainda assim, é possível verificar traços de subjetividade deixados como rastros dessa voz, criada para persuadir o outro, o que nos possibilita visualizar o sujeito constituído no discurso.

Para alcançarmos essa imagem coletiva, utilizamos a noção de ethos discursivo. O que se diz e a maneira como se diz nos conduzem à formação de uma imagem do enunciador. A retórica antiga designava ethos tal representação.

Por se tratar de uma noção estabelecida discursivamente, ao argumentar, o locutor constrói seu ethos por meio de recursos linguístico-expressivos, de modo a convencer o outro de sua verdade, independentemente de sê-la ou não.

Mas fazer do papel um espelho às nossas ordens implica não só dominar os mecanismos do vernáculo, como também ter uma postura crítica em meio às vozes e aos silêncios por trás de cada discurso, a fim de se transmitir, de fato, o que se pensa e/ou a imagem que se deseja.

Logo, por meio dessa pesquisa, buscamos uma resposta daquilo que o ensino de Língua Portuguesa tem ofertado a quem ousa enveredar pelo caminho da escrita, pois desvelar a imagem construída nas redações de vestibular é refletir sobre nossa prática pedagógica e observar aquilo que deve ser mantido ou corrigido no método de ensino, para dar aos aprendizes da Língua a oportunidade de se apropriar da palavra, em lugar de se deixar aprisionar pelo dizer alheio.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 43,51

Tema: Educação, Linguagem Artística E Disciplinas Palavras-chave: argumentação, ethos, redação

Características

Número de páginas: 243
Edição: 1(2015)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-919395-0-3
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.