Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Teologia Alvissarista

Teologia Crítica

Por: Thiago de Paiva Campos

A Teologia Crítica representa a posição metodológica própria do Kantismo adotada pelo Alvissarismo. A Teologia Crítica caracteriza-se por considerar que a análise crítica da possibilidade, da origem, do valor, das leis e dos limites do conhecimento racional constitui-se o ponto de partida da Teologia. A Teologia Crítica tem como objeto o processo pelo qual se estrutura o conhecimento teológico. Desse modo, em sentido geral, merece o nome de Teologia Crítica a postura que privilegia a investigação dos fundamentos do conhecimento como condição para toda e qualquer Teologia. Para a Teologia Crítica, a pergunta sobre os fundamentos do conhecimento deve ter primazia sobre a pergunta sobre os fundamentos do Ser, posto que, sem os fundamentos do conhecimento não se pode garantir com segurança a validade das proposições teológicas. A Teologia Crítica é uma atitude filosófica que nega a verdade de todo conhecimento que não tenha sido submetido, previamente, a uma detalhada crítica dos fundamentos da Teologia. Neste sentido, a Teologia Crítica apresenta-se como uma Teologia agnóstica. Tal como a Teologia Dogmática, a Teologia Crítica acredita na razão e confia nela; mas ao contrário da Teologia Dogmática, a Teologia Crítica submete a investigação teológica a uma crítica epistemológica. A Teologia Crítica está fundamentada em postulados e não em dogmas, ou seja, em proposições não provadas ou demonstradas, que são consideradas como óbvias ou como um consenso inicial necessário para a construção e aceitação da religião, que se admite sem discussão, mas que não são dogmas, pois mesmo se apresentando como pontos fundamentais da religião, não são preceitos indiscutíveis nem irrefutáveis; este é o caso da Teologia Alvissarista, que, por estar arquitetada unicamente através de postulados, se torna uma Teologia Crítica e não uma Teologia Dogmática. A Teologia Dogmática é uma Teologia construída através de juízos que se baseiam em proposições que ultrapassam os limites da razão e não reconhecem a sua transgressão, tomando suas afirmativas como assertóricas e apodíticas enquanto na verdade são hipotéticas e problemáticas. A Teologia Crítica é uma Teologia construída através de juízos que se baseiam em proposições que ultrapassam os limites da razão e reconhecem a sua transgressão, tomando suas afirmativas exclusivamente como hipotéticas e problemáticas, jamais como assertóricas e apodíticas.

Impresso
R$ 39,01

Ebook (PDF)
R$ 17,22

Tema: Filosofia, Religião, Teologia, Agnosticismo, Epistemologia, Filosofia / Religião Palavras-chave: alvissarismo, alvissarista, critica, criticismo, teologia, teológico

Características

Número de páginas: 134
Edição: 1(2015)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.