Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

O Jequitibá Paulista

Esta página foi vista 721 vezes desde 26/08/2016

Altino Arantes Marques - 1876/2016 - 140 anos Fidelidade - Honradez - Perseverança - Amizade

Por: José Henrique Barbieri

Este trabalho, resgata um pouco da história de vida do batataiense, Altino Arantes Marques.

Nascido a 29 de setembro de 1876, na pequena cidade do interior paulista.

Seus antepassados vieram de Portugal para o Brasil no século XVII e o ramo de que descende Altino Arantes, se instalou em Aiuruoca, Minas Gerais e de lá se espalhou pelo Brasil afora.

Menino esperto como muitos de seu tempo teve uma infância comum, mas desde muito cedo mostrou penhores para o estudo e segundo ele próprio, com dez anos de idade teria iniciado o exercício da política, quando aluno da escola do professor Camilo Ferreira de Menezes foi incumbido de saudar, Suas majestades Imperiais que vieram a Batatais em 26 de outubro de 1886, para inaugurar o ramal da Estrada de Ferro da Companhia Mogiana.

Quando jovem integrou ainda em Batatais, a maçonaria, fundando com companheiros como: Washington Luís Pereira de Sousa e Joaquim Celidônio Gomes dos Reis, a Loja Maçônica Filantropia II, em dezembro de 1896, irmandade da qual se desligou por convicções pessoais no início do século XX.

Sua carreira política se destacou principalmente durante a República Velha 1889 a 1930. Ocupou vários cargos na administração pública estadual, Secretário do Interior por dois mandatos, e Presidente do Estado do

São Paulo sendo eleito deputado federal por várias legislaturas até 1950, quando foi candidato a vice presidente da República na chapa de Cristiano Machado.

Exilado no Movimento Revolucionário de 1932, voltaria ao Brasil anos depois e continuaria as lides na política. Após seu afastamento voluntário nos anos 1950, continuou gerenciando e presidindo instituições das quais era membro, entre elas: Academia Paulista de Letras, Academia Paulista de História, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Fundação Sinhá Junqueira.

Visionário, um de seus destaques na atuação política foi a autorização da entrada de imigrantes japoneses no Estado de São Paulo em 1908 e durante seu governo ter intensificado este processo de imigração, o que lhe valeu em 1919 a outorga da Comenda da Ordem do Sol Nascente, uma das maiores honrarias concedidas pelo Governo Japonês.

Criou dois Bancos Estatais, os extintos: Banco do Estado de São Paulo (BANESPA) e Caixa Econômica de São Paulo (NOSSA CAIXA).

Foi distinguido por amigos e adversários com vários apelidos entre eles: Patativa, ave que tem um canto soberbo e melodioso, por conta de seu discurso apurado e coerente, e o Jequitibá, árvore frondosa de raízes fortes, que permanece altiva e radiosa amparando com sua sombra todos os que estão a sua volta, por sua disposição em defender os princípios de fé e legalidade e trabalho de seu povo.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 41,39

Ebook (PDF)
R$ 22,49

Tema: Biografia e Testemunho, Ciências Humanas E Sociais, Geografia E Historia Palavras-chave: amizade, fidelidade, politica, ética

Características

Número de páginas: 144
Edição: 1(2016)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.