Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Harmonização orofacial

Esta página foi vista 501 vezes desde 15/03/2018

Técnicas e intervenções

Por: Elis Zefiro Couto

Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura de forma sintética e sistemática, apresentando e discutindo as principais técnicas disponíveis relativas à procedimentos voltados à harmonia facial, na área da Odontologia, com destaque para bichectomia, cirurgia ortognática e toxina butolínica. A busca por padrões de beleza direcionam as pessoas na busca de uma estética, especialmente facial, levando em conta que tais indivíduos mostram-se cada vez mais insatisfeitos com a sua apresentação visual. Essa inquietação é que estimula cada vez mais profissionais na busca por especializações que contribuam em ampliar seus conhecimentos quanto às técnicas e procedimentos, no sentido em responder a esse desconforto relativo à estética facial, que vai além do simples sorriso, mas, também com o propósito em se conseguir resultados mais previsíveis e permanentes com vistas a correções de deformidades e melhoria do aspecto orofacial. Foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed e Scielo com os descritores harmonização facial/ face harmonization; estética facial/ aesthetics of the face; bichectomia/ bichectomy; cirurgia ortognática/ orthognathic surgery; toxina butolínica/ botulinum toxin; fios de sustentação/support wire; ácido hialurônico/hyaluronic acid; indução percutânea de colágeno/percutaneous collagen induction e ultracavitação/ultracavitation, com seleção entre os anos de 2010 e 2017. Foram encontrados 62 artigos científicos, em português e inglês, sendo selecionados 32 artigos científicos, utilizando como critérios de seleção aqueles que tinham afinidade com os seguintes aspectos: procedimentos cirúrgicos e protocolos relativos à medicação indicada, pré e pós-operatória, sendo o caso; possíveis complicações; indicações clínicas e contraindicações e, de acordo com a temática específica, possíveis controvérsias. Concluiu-se que as técnicas disponíveis atualmente se apresentam com baixa morbidade e poucas complicações, desde que realizadas por cirurgião dentista com conhecimento adequado. Os riscos e complicações mais graves, quando não realizada por profissional competente, podem ser: infecção ou lesão no nervo facial; tecido sem fornecimento de sangue adequado que leva à necrose, no caso de incisões exageradas; lesão em uma das ramificações do nervo trigeminal (maxilar e/ou mandibular) podendo levar o paciente a paralisia facial. Finalmente verificou-se que algumas técnicas vem causando controvérsias entre cirurgiões dentistas e médicos, principalmente cirurgiões plásticos.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 55,65

Tema: Ciência, Medicina, Ciências Aplicadas, Odontologia Palavras-chave: cirurgia, estética, facial, harmonização, oral.

Características

Número de páginas: 146
Edição: 1(2018)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9788592393410
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.