Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Semiótica da Percepção

Esta página foi vista 4545 vezes desde 05/01/2011

Relação entre os significados por detrás das relações formais do pensamento.

Por: Luiz Fernando Nunes Sá

Como professor de Física verificamos que toda observação experimental envolve uma certa dificuldade que se caracteriza pela escolha dos dados relevantes contidos num fenômeno e que são importantes para explicá-lo. Os primeiros significados são constituídos através dos predicados (características relacionadas à forma, cor, tamanho, etc.) atribuídos aos objetos e as próprias ações materiais executadas sobre eles. Esses predicados são subjetivos e atendem a uma necessidade inicialmente figural. As características figurativas dessas primeiras construções não possibilitam a diferenciação objetiva de elementos essenciais num fenômeno, pois elas constituem um todo indiferenciado, globalizado pela ausência de comparações métricas, ausência de retroações e antecipações das ações, etc. Essa figuratividade, no entanto, se constitui no primeiro dado que será transformado pelos mecanismos cognitivos num segundo momento.

Foi a partir desse desconforto cognitivo, criado pela falta de compreensão das relações entre os significados e do desconhecimento do modo como se constituem as “deformações” cognitivas operadas pelos mecanismos perceptivos, que nos propomos realizar uma reflexão sobre as relações entre a constituição do conhecimento orientada pelos mecanismos da razão e a constituição dos significados a partir dos estados perceptivos.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 82,27

Tema: Ciências Humanas E Sociais, Psicologia, Filosofia Palavras-chave: epistemologia, filosofia., percepção, psicologia, razão, topologia

Características

Número de páginas: 331
Edição: 1(2010)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (1 comentários)
01/03, 19:37 h
Eider
Doca, Parabéns pelo brilhante livro. Abç.

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.