Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

PERSPECTIVAS E ANÁLISES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Dinâmicas Ambientais e Uso dos Recursos Naturais

Por: Christian Nunes da Silva; Adolfo da Costa Oliveira Neto; José Sobreiro Filho

Ao pensar no território brasileiro devemos considerar a diversidade das características ambientais e sociais que integram as cinco regiões desse importante país, que possui dimensões continentais, com diferenças regionais significativas que só enriquecem a cultura brasileira como um todo, que vem sendo moldadas desde o período anterior à ocupação européia, que iniciou no século XVI. Da ocupação pelos indígenas, até o surgimento dos mais de 5000 municípios brasileiros, foram incorporadas novas culturas/economias e criados modelos, grandes empreendimentos e/ou “ciclos econômicos” que refletem em costumes próprios, inerentes a cada região, segundo suas características territoriais e ao contexto social em que foram formadas. Assim, o território é palco, produto e condicionante de dinâmicas socioambientais diversas, onde as ações dos agentes modeladores do espaço são ativadas conforme o interesse de cada grupo ou empreendimento, aguardando os movimentos estratégicos de avanço ou recuo. Nesse sentido, empresas, organizações não-governamentais, sociedade civil, igrejas e o Estado tentam, estrategicamente, usar de suas influências para garantir a satisfação de seus anseios e vantagens. As mudanças que ocorrem no espaço refletem diretamente na vida social e no contexto ambiental geral - urbano e rural, estimulando o surgimento de estruturas conformadas de controle do espaço (resultando na criação de Terras Indígenas/TI ou Quilombolas, Unidades de Conservação/UC, Zoneamento Ecológico-Econômico/ZEE, áreas militares, atividades industriais, company towns, hidroelétricas, etc.). Essas circunstâncias harmônicas ou antagônicas são razão e produto direto do tipo de uso e ocupação do solo e seus recursos naturais, mostrando que as formas e os objetos que antes não interessavam, ou que eram “ilimitados”, na atualidade, adquirem um valor inestimável, fruto, sem dúvida, da escassez ou do aumento de demanda desses recursos, outrora abundantes e que refletem no embate de forças entre os diversos usuários do espaço geográfico. Este livro busca debater os temas diversos que alteram as paisagens e modificam os territórios brasileiros na atualidade, enfatizando as dinâmicas que ocorrem no campo e na cidade, no local e no regional, no homem e na natureza.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 59,28

Tema: Ciências Humanas E Sociais, Desenvolvimento Humano, Geografia E Historia, América Latina, Demografia, Geografia Humana Palavras-chave: ambiental, análise, dos, geografia, naturais, recursos, uso

Características

Número de páginas: 322
Edição: 1(2018)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-63117-42-7
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.