Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

GESTÃO DO TERRITÓRIO E IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA PARAENSE

Por: Joandreson Barra Lima & Angela Kaori Sakaguchi (Organizadores)

Discutir a gestão de políticas públicas e o uso dos recursos naturais implica identificar estes recursos, seu potencial e diversidade, bem como considerar a racionalidade do processo de apropriação que estes recursos estão submetidos, suas condições de acesso e controle por parte da sociedade. A utilização dos recursos naturais pelo homem vem se demonstrando como uma forma irracional, pois o manejo negativo é notado em todas as áreas que não se propõem à preservação e/ou conservação de tais recursos. Os desafios e possibilidades de um uso sustentável dos recursos naturais devem se constituir numa reflexão permanente, que oriente a implementação das políticas públicas, mas também atenda aos anseios e reivindicações da sociedade local, bem como das populações tradicionais envolvidas.

No que se refere a região amazônica, padrões exógenos foram implantados na região com intuito de uma “integração” às outras regiões do Brasil, a exemplo desta afirmação nota-se a implantação de “grandes empreendimentos” industriais - com ênfase em geração de energia hidroelétrica e projetos mínero-metalúrgicos, e direcionados ao agronegócio. Na maioria das vezes, sem consulta pública, estes empreendimentos são implantados na região amazônica com apoio direto do Governo, porém, torna-se questionável se estes projetos trouxeram/trazem o tão esperado desenvolvimento com sustentabilidade para os habitantes locais, sejam do meio urbano, quanto do meio rural.

O sentimento de querer contribuir, não apenas de construção à geografia amazônida, mas também com o incremento da produção científica na Geografia nacional tornou este trabalho ainda mais prazeroso. A expectativa é de que os capítulos sejam lidos e debatidos em outros programas – e em outros espaços fora das universidades, como forma de reconhecimento de que a produção sobre a Amazônia, produzida NA Amazônia, deve ser considerada por todos aqueles que desejam entender essa importante região, que é palco de disputas territoriais e interesses diversos.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 54,32

Tema: Ciências Humanas E Sociais, Desenvolvimento Humano, Geografia E Historia, Demografia, Geografia Humana, Pesquisa Palavras-chave: amazônia, geografia, paraense, território

Características

Número de páginas: 338
Edição: 1(2018)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9788563117458
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.