Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Revista Olhares Docentes - v. 3, n. 5

Esta página foi vista 160 vezes desde 25/10/2019

Por: FAEC

O entendimento das novas estruturas e demandas edicacionais, das maneiras contemporâneas de vivenciar o conhecimento, da construção de vertiginosas e fugazes relações sociais, no imo da instituição educacional, do aporte tecnológico que funda um outro modo pedagógico, alterando concepções tradicionais e condicionando o saber ao espanto, representa um enorme desafio tanto para os educadores quanto para os teóricos que se debruçam sobre a Educação, com o objetivo de compreendê-la. Não raro, as suas conclusões apontam para um reducionismo previsível: “É um momento de transição!”. Tarefa árdua é fundamentar as referências da mudança, ou delinear o seu feitio.

Compreender as novas formas de organização da Educação demanda uma atitude de autonomia, independência e compromisso, elaborado no esteio do mais alto princípio de alteridade. Uma postura que prime pelo fortalecimento da solidariedade humana, pelo respeito fundamental ao ser, à vida, aos ideais mais sublimes. Incutir o gérmen da solidariedade naquele que busca o conhecimento – em lugar de apenas ministrar conteúdos secos, vazios, estéreis – marca o início de uma (r)evolução - a verdadeira – do espírito humano. Um movimento que levará a sociedade a perceber-se integrada, íntegra, orgânica, una, igual... mesmo na diferença. Isso é fortalecer a tolerância, e cabe à Educação a consecução de tal missão. Tolerar é compreender na diversidade, eis o verdadeiro sentido do respeito á diferença: ainda que não se possa concordar, por destoar da sua crença original, abraçar o outro como um ser portador de identidade, vontade e determinação. Essa idéia deve servir de eixo à Educação contemporânea e deve permear todas as suas instâncias.

A transformação da Educação acontecerá quando todos os seus atores participarem, ativamente, na proposta pedagógica das instituições de ensino. É condição basilar que aqueles, realmente, comprometidos com a causa da Educação contribuam para a construção de novos referenciais pedagógicos, a começar pelo cotidiano da instituição em que trabalha. Os rumos da Educação são decididos na sua vivência, a partir da assunção das responsabilidades, que pertencem a cada educador e a cada educando que a compõem. Ao transformar a Educação, as demais instituições a seguirão, pois dela dependem as suas fisionomias. Assim, desde a família, pilar institucional de qualquer sociedade, até o Estado, instituição normativa e gestora, todas as instâncias sociais serão permeadas de um outro sentido.

Desejamos, a todos, uma excelente leitura

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 61,20

Tema: Educação, Não Ficção Palavras-chave: educação, educação., especial., inclusiva., periódico.

Características

Número de páginas: 160
Edição: 1(2019)
Formato: A4 210x297
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura s/ orelha
Tipo de papel: Couche 150g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.