Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

CLÓVIS I

- REI DOS FRANCOS -

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Por volta de 278 d.C., o imperador Probus, depois de obter várias vitórias na Gália sobre os francos, escreveu ao senado:

“Dediquem-nas com suas próprias mãos a Júpiter, todo-generoso, todo-poderoso e aos outros deuses e deusas imortais. Todo o espólio é retomado e, além disso, fizemos novas capturas, mais consideráveis do que nossas primeiras perdas; os campos da Gália são lavrados pelos bois dos bárbaros, e as equipes alemãs dobram o pescoço em escravidão aos nossos lavradores; diversas nações criam gado para nosso consumo e cavalos para remontar nossa cavalaria; nossas lojas estão cheias do milho dos bárbaros - em uma palavra, deixamos nada ao vencido senão o solo; todas as outras posses são nossas. A princípio, julgamos necessário, pais conscritos, nomear um novo governador da Alemanha; mas adiamos essa medida para o momento em que nossa ambição será mais completamente satisfeita, o que será, como nos parece”.

Quando Clóvis, aos quinze anos, sucedeu seu pai, Childerico, como rei da tribo Saliana, seu povo era principalmente pagão; o domínio saliano era muito limitado, o tesouro vazio e não havia armazenamento de grãos ou vinho. Mas essas dificuldades foram superadas por ele; ele subjugou as tribos vizinhas e fez do cristianismo a religião do estado. A nova fé recebeu grandes privilégios e meios de influência, em muitos casos favoráveis à humanidade e mostrando respeito aos direitos dos indivíduos. Um avanço tão grande na civilização é um marco inicial no caminho do progresso.

Com um exército bem disciplinado, ele derrubou e varreu os últimos pilares do poder romano para fora da Gália. Durante duzentos e cinquenta anos, os francos foram tribos errantes isoladas, cada uma constantemente em guerra contra a outra. A mudança para um reino cristão bem ordenado, levou ao estabelecimento da monarquia francesa. O clímax desse período de transição veio no reinado de Clóvis, com quem começa a história real da França. Sob sua mão forte, as várias tribos foram gradualmente sujeitas ao seu único domínio.

Impresso
R$ 77,46

Ebook (epub)
R$ 61,24

Tema: Biografia, Educação, Geografia E Historia, Histórico, Medieval, Realeza Palavras-chave: europa, francos, história

Características

Número de páginas: 42
Edição: 1(2020)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.