Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

O Cuidado de Si

Esta página foi vista 282 vezes desde 28/01/2020

UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DE SI NAS CRÔNICAS DE CLARICE LISPECTOR

Por: TIAGO MAROTO

O principal objetivo desse livro é experimentar discussões sobre a autorreflexão, aproximando este tema do campo da ética. Boa parte dessa pesquisa já foi publicada em outro livro: “A ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA: UMA ÉTICA DA PRÁTICA DE SI EM CLARICE LISPECTOR E FOUCAULT”. Tanto lá, como aqui, eu tento criar uma reflexão introdutória e uma aproximação entre a obra de Clarice Lispector e Foucault. Esses dois livros são meu rito de iniciação. Eles são meus primeiros passos dentro desse projeto de pesquisa que nasceu na monografia de conclusão do curso de Jornalismo, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e se desenvolveu no meu Mestrado. Jornalismo e Literatura são áreas que têm a linguagem como matéria prima fundamental. Aqui, nosso trabalho não se centrou na total distinção entre o Jornalismo (que é normalmente associado ao uso de certa objetividade) e a Literatura (como espaço imaginário e subjetivo). Para além de enquadrar a crônica como apenas um gênero menor perante o jornalismo, observou-se a necessidade de sublinhar a importância das crônicas como espaços de discussões sérias que vão além das especificidades tidas como banais e artificiais. Portanto, não será papel desse livro resolver as controvérsias sobre o grau de diferença entre jornalismo e crônica. Nem sobre as discussões de qualificações de gêneros e outras especificidades. O ponto central aqui é observar como a crônica é um espaço que não está livre das discussões do campo ético de certa temporalidade histórica. Assim, desenvolve-se um estudo sobre algumas crônicas de Lispector. Obras que tiveram e têm um papel de destaque no meio jornalístico brasileiro. Assim, os personagens das crônicas e os temas ali expostos colocam a comunicação jornalística em jogo e movimentam regimes de palavras e silêncios que merecem ser estudados e entendidos. Portanto, a crônica jornalística prova que além de ser um gênero híbrido e rico em variedades também merece ser estudado como um campo da comunicação que levanta questões éticas, amplas e densas na sociedade.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 44,26

Ebook (PDF)
R$ 30,57

Tema: Ciências Humanas E Sociais, Crítica Literária, Psicologia, Estudo Dos Generos, Mulheres Autoras Palavras-chave: clarice, crônicas, foucault, jornalismo, lispector

Características

Número de páginas: 183
Edição: 1(2020)
Formato: A5 148x210
ISBN: 170-00-811-87
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.