Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

TEODICEIA ESTÓICA

Por: ADEILSON NOGUEIRA

“Não há deuses diferentes entre povos diferentes, nem deuses estrangeiros e deuses gregos, nem deuses do sul e deuses do norte; mas apenas o sol e a lua, o céu, a terra e o mar que são comuns a toda a humanidade, mas têm nomes diferentes entre diferentes raças, portanto, embora haja uma Razão que ordena essas coisas e uma Providência que as administra.”

(PLUTARCO)

Havia um Deus.

Os deuses da velha mitologia estavam passando, como uma esplêndida pompa de nuvens movendo-se através do horizonte para ser absorvida no céu claro e infinito.

O elemento dominante na ideia de Deus era a personalidade; na ideia de mundo, era a ordem. Mas personalidade é vontade implícita, e a vontade parecia implicar a capacidade de mudança, considerando que no mundo, onde quer que a ordem possa estar traçada, era fixa e invariável.

A concepção era que não meramente de um universo, mas de um universo movendo-se em obediência a uma lei. A forma mais antiga de concepção é provavelmente a de Anaxágoras, que foi formulada por um escritor posterior na expressão “As origens da matéria são infinitas, a origem do movimento e do nascimento é única.”

Esta concepção de um todo ordenado estava entrelaçada, enquanto se elaborava lentamente, com duas concepções semelhantes, das quais uma a precedeu e a outra cresceu com isso.

Único era o senso de personalidade. Por transferência de ideias que tem sido tão universais que podem ser chamadas de naturais. Todas as coisas que se movem foram investidas com personalidade. As estrelas e os rios eram pessoas.

Movimento significava vida, e vida significava em todos os lugares alguma coisa análoga à vida humana. Foi por uma inevitável aplicação da concepção de que quando a soma de movimentos foi concebida como um todo, deveria ser também, concebida que por trás da totalidade dos fenômenos e na unidade de seus movimentos havia uma única Pessoa.

Impresso
R$ 55,06

Ebook (epub)
R$ 33,37

Tema: Filosofia, Geografia E Historia, Teologia, Filosofia / Religião, Grécia, Metafísica Palavras-chave: deus, estoicismo, filosofia, religião

Características

Número de páginas: 58
Edição: 1(2020)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.