Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

"A incrível história do programa de governo que encolheu"

Análise dos programas de governo dos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre no segundo turno das eleições de 2016 e 2020.

Por: Jorge Barcellos

Sebastião Melo fez uma carreira política fulminante. Em vinte anos, foi de vereador à Prefeito. Iniciou sua carreira como vereador em 2000, reeleito em 2004 e 2008. Foi Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre por dois anos, fato raro e, em 2016, foi candidato derrotado à Prefeito, recebendo no segundo turno 262.601 votos. Eleito Deputado Estadual, candidatou-se em 2020 novamente à Prefeito, recebendo 350.550 votos, mas, para o autor, venceu com um programa de governo totalmente distinto da campanha anterior.

A candidatura à Prefeitura de Porto Alegre sempre foi objetivo de Sebastião Melo, mas no primeiro turno de 2020, poucos acreditavam na possibilidade de vitória. Foi o rearranjo eleitoral provocado pela desistência de José Fortunati e os apoios que conquistou no segundo turno que levaram Sebastião Melo ao mais alto cargo político da cidade.

Este livro trata dos programas de governo de Sebastião Melo. Concentra-se na comparação dos conteúdos programáticos dos planos apresentados nas eleições de 2016 e 2020. Compara seu programa com os de seus concorrentes no segundo turno de cada uma destas eleições, Nelson Marchezan e Manuela d’Ávila. Analisa o contexto eleitoral, as metas e aprofunda as diferenças programáticas. O objetivo é apresentar ao leitor uma visão do percurso dos programas de governo de Sebastião Melo para explicar como elemento integrante de sua guinada de centro à direita, o que ampliou seu potencial eleitoral.

Para o autor, como é possível que, com um programa inferior a de sua concorrente, Manuela d´Ávila, Sebastião Melo conquiste a Prefeitura? Porque o programa de 2016, superior ao de seu concorrente, Nelson Marchezan Jr, foi incapaz de lhe lograr a vaga do Paço Municipal? Obra de referência para o estudo de programas de governo, para o autor Sebastião Melo é um candidato dividido entre seu desejo de um programa social, inspirado nos ideais democráticos do MDB e outro neoliberal, que precisou elaborar para atender aos interesses de seus apoiadores. Barcellos acredita que o destino do atual prefeito está entre o personagem Fausto, de Goethe, que vendeu a alma a diabo e Darth Vader, de Guerras nas Estrelas, que ao final da trilogia se revela um homem bom e pergunta: que lugar pretende ocupar Sebastião Melo na história da cidade? Para o autor, há ainda algo mais profundo a considerar: Sebastião Melo tem um mandato para expiar uma dor, a provocada pelo suicídio de Plinio Alexandre Zalewsky Vargas, autor de seu plano de governo de 2016 e seu amigo pessoal. O autor lança um desafio ao novo Prefeito: só o colocando em prática o programa de Plinio é que Sebastião Melo poderá acertar as contas com seu passado.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 53,97

Tema: Administração, Ciência Política, Ciências Humanas E Sociais, Eleições, Estado, Província & Governo Local, Política Pública Palavras-chave: -, ciência, eleições, municipais, política, políticas, públicas

Características

Número de páginas: 408
Edição: 1(2020)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-001-4021-7
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.