Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Douradense

Esta página foi vista 126 vezes desde 18/01/2021

a agonia de uma ferrovia

Por: Ivanil Nunes

Neste livro analisamos a importância da ferrovia no processo de expansão da cafeicultura para o Oeste Paulista tendo em primeiro plano a E. F. do Dourado e seu desempenho no processo de expansão cafeeira, ocorrida no início do século XX, na Região Araraquarense - onde a cafeicultura se desenvolveu em um momento posterior às regiões do Vale do Paraíba, Central, Paulista e Mogiana. O objetivo geral é apresentar o desempenho econômico desta Companhia, desde a inauguração em 1900, passando pela crise de 1929, até o momento em que ocorreu a desativação total da Companhia, em janeiro de 1969. A história da Douradense está inserida no contexto histórico da malha ferroviária paulista. Ao enfocar a Douradense, podemos observar que existiam as mais variadas diferenças entre as ferrovias paulistas, como por exemplo, categoria econômica, localização regional, tipo de propriedade e administração. A Douradense era uma das doze ferrovias de terceira categoria existentes em São Paulo, que serviam de captadoras de cargas para as linhas-troncos. Em face desta diversidade de empresas férreas e do fato de a maioria delas ter sido desativada na década de 1960, consideramos como relevante utilizar a Douradense e sua história para qualificar esse processo de decadência das empresas ferroviárias.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 47,81

Ebook (epub)
R$ 24,11

Tema: Economia, Transporte, Ferrovias, História Econômica, Transporte Público Palavras-chave: econômica, história

Características

Número de páginas: 243
Edição: 2(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-001-6359-9
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.