Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Desenvolvimento de Modelo do Sistema de Aterramento de Linhas de Transmissão para Avaliação do Desempenho frente a Descargas Atmosféricas Considerando Elementos Dependentes do Tempo e da Frequência

Esta página foi vista 99 vezes desde 01/02/2021

Por: Felipe Mendes de Vasconcellos

Esta tese é dedicada ao estudo da performance de linhas de transmissão frente a descargas atmosféricas. Esta se propõe a incluir simultaneamente as características dependentes da frequência e não-lineares dependentes do tempo dos elementos tipicamente envolvidos neste tipo de estudo, com o propósito de estabelecer estratégias consistentes de proteção e minorar o número de desligamentos. Propõe-se um novo modelo para o sistema de aterramento, baseado na teoria de linhas de transmissão, porém que não desconsidera o acoplamento eletromagnético entre os cabos contrapeso paralelamente dispostos, como é feito na maioria dos trabalhos. O modelo é validado computacionalmente comparando-se os resultados com os do Hybrid Electromagnetic Model (HEM), baseado diretamente nas Equações de Maxwell, amplamente utilizado e reconhecido por seu rigor físico. Os resultados obtiveram precisão da ordem de 96,1% a 100% em relação ao HEM, para configurações típicas de aterramento de linhas de transmissão. A partir da realização sistemática de simulações em programas de transitórios eletromagnéticos no domínio do tempo e utilizando o modelo proposto, caracteriza-se também, de forma geral, a influência da dependência da frequência dos parâmetros elétricos do solo no desempenho de linhas de transmissão frente a descargas atmosféricas. Conclui-se que desprezar esse efeito levaria a estimativas equivocadas do desempenho real da linha, que, quando tomadas como verdade, causariam consequentes erros nas proteções aplicadas a estes sistemas elétricos. Por fim, propõe-se avaliar a eficiência da técnica da proteção parcial de linhas de transmissão por dispositivos para-raios através de uma abordagem inovadora, calculando-se o número de desligamentos por comprimento de linha por ano com a consideração ou não da variação dos parâmetros elétricos do solo com a frequência. A partir dos resultados encontrados, resta-se comprovada a eficiência da técnica de proteção parcial de linhas de transmissão em manter o desempenho dessas linhas dentro dos requisitos mínimos estabelecidos pelos órgãos reguladores, e, novamente, comprova-se a importância de considerar o efeito dependente da frequência dos parâmetros do solo nas avaliações de desempenho de linhas de transmissão frente a descargas atmosféricas, com o risco de incorrer-se em soluções tecnicamente ineficientes e economicamente dispendiosas.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 75,53

Ebook (PDF)
R$ 14,42

Tema: Ciências Exatas, Engenharia E Tecnologia, Engenharia Palavras-chave: aterramento, atmosféricas, da, de, dependentes, descargas, desempenho, dispositivos, do, efeitos, elementos, eletromagnéticos, frequência, linhas, não-lineares, para-raios, sistemas, tempo., transitórios, transmissão

Características

Número de páginas: 99
Edição: 1(2021)
Formato: A4 210x297
ISBN: 978-65-001-6543-2
Coloração: Colorido
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.