Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

O PROFESSOR DO MUNDO

A HISTÓRIA DE POLÍBIOS

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Conforme as gerações de historiadores passam como gerações de folhas, eles tornam-se parte da história. Não devemos esquecer que a história da opinião sobre os fatos é realmente uma pequena parte da história desses fatos.

Ainda em nosso pouco tempo podemos fazer algo: nós podemos pelo menos preparar o caminho para aqueles que irão nos suplantar, e podemos até fazer algo para o trabalho mais piedoso de prolongar para alguns o pequeno espaço de vida póstuma que se afigura diante de nós. Um dever do pai é certamente manter a dignidade do avô aos olhos dos netos. Se alguém quiser nos ouvir, não há nenhum preceito no qual devemos insistir mais fortemente do que aquele que ouvimos de quem um dia nos precedeu.

Houve um tempo em que não havia Grécia, Itália, Dinamarca, Holanda, Grã-Bretanha... Apenas golfos, estreitos, ilhas e penínsulas.

O Mediterrâneo ainda não havia chegado; dois lagos desconectados um do outro; o oceano não poderia ter dado espaço para a vida em Sidon e Cartago, Massalia e Atenas. A revolução física que fez tornou a Grécia possível, também criou muitos berços de liberdade em suas ilhas, seus promontórios, seus vales interiores, foram estabelecidos além de uma mera mudança física; foi a mais saudável das mudanças morais e políticas.

Então, o processo geológico que aprisionou as colinas do Tibre, e mais abaixo as outras colinas do Lácio, fixou a história do mundo para sempre.

A história do homem está ligada de alguma maneira com a história da morada do homem, e saudamos aqueles que nos expõem a história do lugar do homem, não apenas como ajudantes incidentais, mas como permanentes colegas de trabalho. E aqueles que continuam a nos contar sobre os ocupantes mais velhos da residência, das raças de bestas ou de homens que desapareceram da terra, ou cujo domínio sobre a terra foi interrompido, e chegam ainda mais perto de nosso assunto do que aqueles que se preocupam apenas com o local da sua moradia.

O historiador das nações e das leis não pode se dar ao luxo de calar totalmente Tácito, Estrabão e César; mas ele deve se afastar, por mais pesado que esteja seu coração, do mais amplo e profundo ensinamento que sempre veio da pena de quem estabeleceu os registros de atos em que ele próprio desempenhou algum papel.

O ancião não deve desistir do homem de experiência variada e pensamento variado, o homem que olhava para sua própria idade com os olhos de um historiador de todas as idades, o homem que carregou a urna de Philopoemen e que ficou ao lado das chamas de Cartago, o historiador e geógrafo Políbios, professor do mundo.

Impresso
R$ 77,38

Ebook (epub)
R$ 61,24

Tema: Histórico, Europa, Educadores, Geografia E Historia, Educação, Biografia Palavras-chave: biografia, grécia, história, roma

Características

Número de páginas: 41
Edição: 1(2021)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.