Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

O Brasil Entre Cercas

As origens históricas da miséria brasileira

Por: Giovanni Alves

O livro procura discutir a miséria brasileira através da análise crítica do filme “O som ao redor”, de Kleber Mendonça Filho. Entendemos a “miséria brasileira”, como sendo a determinação particularizadora para o capital e capitalismo de via colonial-escravista no Brasil, que se caracteriza pela produção e reprodução do atraso e do anacronismo remanescente em todos os âmbitos da vida, desde as relações materiais de produção e intercâmbio até as correspondentes formas políticas de luta de classes e principalmente, as condições sociais, culturais, subjetivas e psicológicas. No seu processo de modernização, a sociedade brasileira foi forçada a combinar o arcaico e o moderno, o historicamente velho e o historicamente novo, articulando defeitos civilizados com defeitos bárbaros do capital atrófico (como diria José Chasin). O objetivo da reflexão crítica do filme neste longo ensaio é apreender através do cinema brasileiro, a alma do Brasil; ou o sentido (e a forma) dos traços visíveis do arcaísmo moderno da civilização brasileira. A “miséria brasileira” como movimento de esforço do capital incompletável para alcançar a situação moderna por meio de surtos de “modernização conservadora”, deixou seu rastro no plano estético do cinema nacional. Nosso objetivo é identificá-la nas narrativas fílmicas, compostas por personagens típicos, situações de vida e posições de classe permeadas pelo ethos conservador e tradicionalista; e pelos afetos profundos da alma brasileira (medo, culpa, inveja, ciúme e ressentimento).

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 45,55

Tema: Política Social, Globalização, Democracia, Não Ficção, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política Palavras-chave: brasil, capitalismo, miséria, sociedade

Características

Número de páginas: 136
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-001-8344-3
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.