Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Patrimônio histórico e cultural

uma introdução

Por: Julia Rany Campos Uzun

Imagine que você vai fazer uma grande viagem com um grupo de amigos. Vocês escolheram como destino as principais capitais da Europa: Roma, Madri, Lisboa, Paris e Londres. Serão 20 dias de viagem nas próximas férias e vocês decidiram traçar um roteiro conjunto, para não perder nenhuma das atrações principais.

Todos vocês gostam bastante de História e querem conhecer pelo menos um dos museus mais famosos de cada uma dessas capitais – como a Casa de Fernando Pessoa, o Museu do Louvre, o Museu do Prado, o famoso Museu do Vaticano e o belíssimo Museu Nacional de História Natural londrino. Mas vocês também querem ver o patrimônio cultural e histórico dessas cidades, como o Coliseu, o Palácio de Versalhes, o Mosteiro do Escorial, a Torre de Belém e a Abadia de Westminster.

Você já parou para refletir como a história e a memória das diferentes nações que você e seus amigos vão visitar foram construídas por meio desses lugares do patrimônio? Você já se perguntou por quais motivos, dentre tantos espaços importantes das antigas sociedades, estes locais que vocês decidiram visitar foram eleitos para recordar os registros das civilizações que ocuparam as antigas civilizações europeias? Já indagou a importância dos patrimônios culturais e históricos e dos museus para a preservação da história e da memória de um povo e a para a construção do modelo de sociedade que se deseja formar hoje para a nação em que se inserem?

Essa obra é parte do projeto Mapa da Cultura Imaterial, contemplada pela Lei Aldir Blanc de apoio à cultura (Lei Federal 14.017/2020) no município de Hortolândia, no estado de São Paulo. Ela também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Hortolândia.

Nossa caminhada vai refletir sobre o patrimônio como espaço de cultura, de memória, de história e de identidade para os diferentes países. Ao longo de nossa jornada, vamos discutir as relações entre cultura e identidade, compreendendo a importância dos símbolos nacionais para a formação de um povo. Em seguida, vamos discutir o conceito de patrimônio, sua história e suas múltiplas atribuições. Por fim, vamos entender as funções dos museus e dos espaços de proteção da memória. Que tal se aventurar conosco?

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 36,89

Ebook (PDF)
R$ 12,92

Tema: Historiografia, Antropologia, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais, Artes e Entretenimento Palavras-chave: cultural, educação, histórico, patrimonial, patrimônio

Características

Número de páginas: 187
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-994-3821-9
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.