A IMAGEM IDEOLÓGICA DA CIÊNCIA E SUA PSEUDONEUTRALIDADE
Por: ASTERLINDO BANDEIRA DE OLIVEIRA JÚNIOR
A partir da análise de três grandes obras da Ciência (Suma Teológica, Discurso do Método e A Estrutura das Revoluções Científicas), observamos o funcionamento do discurso científico, identificando, a partir das formações imaginárias, como se dá a relação entre ciência e ideologia. Isso nos permite aqui problematizar a questão da neutralidade científica, levando-nos, assim, a assumirmos uma postura menos ingênua e mais consistente em nossas pesquisas.
OBS: O eBook pode ser baixado gratuitamente no site da editora (Pimenta Cultural).
ASTERLINDO BANDEIRA é Doutor e Mestre em Língua e Cultura, com foco em Análise do Discurso. Possui especializações em: Língua Portuguesa; Filosofia e História das Ciências; Docência Online - Processos de Mediação, Monitoramento e Interação. Tem experiências na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Redação, Argumentação, Análise do Discurso, Oratória e Metodologia Científica. Possui livros e artigos acadêmicos publicados (com indexação e DOI). Atualmente é estudante de Psicanálise do Instituto Brasileiro de Psicanálise Clinica.
Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.
Deixe seu comentário: