Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

DESCONSTRUÇÃO DE GENEROS

Esta página foi vista 208 vezes desde 27/04/2021

O PLANO DE NAPLIUM

Por: DEVA MAGNO

QUAL O SEU GENÊRO? UNO? DUO? OU TRUO?

PREFÁCIO

O pós-modernismo, além de incorporar o uso de inovações tecnológicas no nosso dia a dia, trouxe também em seu bojo mudanças de comportamento. Tal como a ciência, as artes também tiveram alterações em seus conceitos e suas formas de expressão. Na literatura a liberdade de expressão surge com novos contornos estéticos e renovadores.

Como representante dessa era pós-moderna, Diones Jaime Pacheco, ou DJP, como prefere ser chamado, nesta sua primeira obra apresenta um texto ficcional eivado de situações realistas. Por ser pessoa simples, sincera e de grande sensibilidade, seu texto, por vezes foge a técnica gramatical, deixando aflorar suas fortes emoções. Essa “honestidade” de ideias torna os personagens também emotivos e dotados de uma profundidade intelectual que dá a narrativa um contexto de realidade e instiga o leitor a acompanha-lo nessa viagem literária.

Abordando um tema considerado polêmico, que é a preferência sexual das pessoas, o autor com sua escrita informal, coloquial, meio verdolenga (como diz o gaúcho) demostra habilidade nas colocações, deixando latente seu desejo de liberdade de escolha nas relações íntimas, mas não tornando a obra um libelo ao homossexualismo, nem tampouco uma apologia a heterossexualidade.

Em Desconstrução de Gêneros - O plano de Naplium, o leitor será transportado para daqui a 100 anos e saberá o que são UNOS, DUOS, TRUOS, VILA DOS TRUOS, HOMENS CIBERNÉTICOS, UNIDADES. Conhecerá NAPLIUM, VIDIKA, MAI RIM, EMYLIM, entre outros personagens que vivem ou sobrevivem em ambiente inóspito, mas tecnologicamente atualizado e cientificamente desenvolvido. Conhecerá também o plano para depuração e seleção dos genes que......Stop!

As situações imaginadas pelo autor vão sendo contadas gradativamente. Saliento este trecho, que faz parte do relato de MAI RIM, filha de NAPLIUM sobre o fim dos gêneros feminino e masculino: “No ano de 2068 em diante pouco se sabe como, mas o termo homem e mulher foi finalmente abolido por todas as nações ainda existentes, talvez a única forma de extinguir um preconceito de classificação ou poder, fosse extinguir tal diferenciação entre o que eram coisas de homens fazer apenas e o que não eram coisas de mulheres se meterem.”

Mesmo sendo uma obra de ficção, é mister que se destaque a preocupação do autor com relação à análise crítica do comportamento do ser humano que sistematicamente vem aumentando o descaso com a preservação da Natureza. Sua visão futurística na finitude dos recursos naturais, mesmo sendo calamitosa é plausível de tornar-se realidade se não forem tomadas urgentes medidas que possam estancar essa agressão.

Por fim, desejo uma boa leitura e conclamo a todos para que digam NÃO A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO e ajudem o autor a concretizar o sonho de achar a “VILA DOS TRUOS”.

José Luiz dos Santos

Poeta e escritor

Ebook (PDF)
R$ 23,61


Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.