Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Estudos indigenistas no Brasil: Um tributo a Marcos Antonio Braga de Freitas

Por: Elói Martins Senhoras (organizador)

A presente obra trata-se de uma agenda de pesquisa indigenista dedicada ao professor, pesquisador e ativista indigenista, Marcos Antonio Braga de Freitas que precocemente faleceu no contexto da pandemia da COVID-19. O livro foi elaborado como uma coletânea de estudos indigenistas no Brasil com base em contribuições desenvolvidas por um conjunto diversificado de pesquisadores no país.

A conjugação de um seleto grupo de dezesseis pesquisadores, incluindo o próprio professor Marcos Antonio Braga de Freitas, propiciou a materialização de oito capítulos que discutem importantes temáticas indígenas no Brasil por meio de estudos que refletem o estado da arte empírico-científico no Brasil, preenchendo um espaço subsidiário de construção do campo epistêmico indigenista no país.

A proposta implícita nesta obra tem no paradigma eclético o fundamento para a valorização da pluralidade teórica e metodológica, sendo este livro construído por meio de um trabalho coletivo de pesquisadoras e pesquisadores de distintas formações acadêmicas e expertises, o que repercutiu em uma rica oportunidade para explorar as fronteiras teórico-empíricas do campo de estudos indigenistas.

O objetivo da presente obra é apresentar uma coletânea de estudos teóricos-empíricos sobre a conjuntural situação brasileira dos povos indígenas de modo a caracterizar determinadas agendas estratégicas, bem como as riquezas e dilemas enfrentados por estes povos originários na temporalidade contemporânea, propiciando assim um canal de vocalização dos próprios sujeitos e de suas subjetividades frente à realidade.

Caracterizada por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e uma abordagem qualitativa, esta obra foi estruturada pela conjugação de uma lógica convergente no uso do método dedutivo a fim de possibilitar divergentes abordagens sobre o núcleo ontológico indigenista, abordando assim uma série de temas que vão do plano teórico até o plano empírico da realidade material.

Com base nas discussões, por meio de uma didática abordagem e uma fluida linguagem, este livro é uma homenagem à pessoa do professor Marcos Antonio Braga de Freitas e ao seu comprometimento público com o avanço das agendas indigenistas, sendo indicado a um potencial amplo público leitor, corroborando teórica e conceitualmente para a produção de novas informações e conhecimentos, a partir de estudos representativos que podem potencializar novas apreensões sobre as oportunidades e desafios dos povos indígenas.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 58,27

Ebook (PDF)
R$ 27,98

Tema: Estudos Da Etnia, Antropologia, Geografia E Historia, Didáticos, Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: brasil, educação, indígena, roraima

Características

Número de páginas: 227
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-993-7579-8
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Couche 150g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.