Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

SOBRAL

Esta página foi vista 72 vezes desde 06/07/2021

CONTADA EM VERSOS

Por: WILAMY CARNEIRO

Amigos e amigas, neste pequeno trabalho, apresento-lhes a origem de minha cidade, que em outrora nasceu de uma fazenda. Sobral 248 Anos!

Em versos, parti do princípio de onde tudo começou. Com a chegada dos europeus na Ribeira do Acaraú, vindo de Portugal e aqui aportaram pelo Oceano Atlântico e remaram de barco no Rio Acaracu – Rio das Garças em Tupi, afluente de nossa região. O Rio desemborca no mar em Acaraú, Município cearense.

Os primeiros sesmeiros receberam suas terras e começaram com criação de gado numa fazenda – A Fazenda Caiçara.

“Sobral nasceu de uma fazenda de gado chamado “Fazenda Caiçara”. A palavra Caiçara em tupi, isto é, na língua tupi significa o que é feito de pau queimado. Onde hoje se ergue a cidade de Sobral moravam os índios Tremembés, Arariús, tabajara e Potiguara”. (LIRA – 1992).

Os fundadores dessa fazenda foram Quitéria Marques de Jesus, que recebeu como herança um quinhão de terra, e seu esposo Antônio Rodrigues Magalhães, este natural do Rio Grande do Norte chegado a essa Ribeira no ano de 1720.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 37,73

Ebook (epub)
R$ 19,80

Tema: Historiografia, Civilização, Poesia, Literatura Nacional, Geografia E Historia Palavras-chave: ceará, cordel., literatura, poesia., popular., sobral.

Características

Número de páginas: 103
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786500261707
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.