Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

METODOLOGIA PARA O ENSINO DE PROJETOS ARQUITETUITETÔNICOS NA MATÉRIA PROJETO DE ARQUITETURA 1 (PA1) 1

PARA PROFESSORES

Por: FRANCISCO LAUANDE JR

Obra pensada oferecer aos professores estratégias didáticas aplicadas na primeira matéria de projeto do curso de Arquitetura: PA 1.

Ser professor de projeto exige algo muito além do talento como Arquiteto, bem-sucedido na prática, pois, além disso, ele deve ter as habilidades necessárias para a prática da docência e saber exercer com propriedade a crítica sobre o que aluno produz sustentada por justificativas que apontem paras as melhores escolhas técnicas e formais, demonstrando como atingi-las.

O método apresentado parte do princípio de que projetar a obra arquitetônica pressupõe cumprir protocolos. Sendo assim, há, de fato, espaço para se falar sobre possibilidades da aplicação de um método ou de métodos para ensinar a projetar de acordo com um processo criativo. A palavra processo significa, segundo os dicionários uma atividade contínua ou em etapas.

A proposta do autor é de que PA 1 deve ser a oportunidade para que os alunos compreendam que pensar a obra arquitetônica em seus vários sentidos, sobretudo, como expressão plástica e como simbologia, ou seja, como elemento comunicacional socialmente construído.

O método tem como sustentação duas importantes áreas do conhecimento: Semiótica e Gestalt, que fazem parte das aulas teóricas incorporadas às orientações em ateliê, proporcionando assim uma dinâmica original a uma matéria dedicada à prática.

No primeiro capítulo é oferecido o arcabouço teórico com o estudo sobre o papel simbólico da arquitetônica ou a Semiótica aplicada à Arquitetura. Procuro demonstrar a íntima relação dessa área do conhecimento com a formulação de conceitos que atuem sobre novas proposta dos pontos de vista formal e técnico-funcional.

O conteúdo do segundo capítulo é dedicado ao que é oferecido para o estudo da forma a partir dos princípios da Proporção/Escala.

Do terceiro capítulo ao quinto, os aspectos formais permanecem como tema, recebendo como reforço o conhecimento sobre a Gestalt.

O sexto capítulo oferece leituras de projetos usados nas aulas e que são meios para reforçar a apreensão dos princípios teóricos transmitidos.

O sétimo e último capítulo servem explicações sobre o trabalho de encerramento do semestre: projeto de baixa complexidade apresentado em nível de Estudo Preliminar.

Impresso
R$ 58,74

Ebook (epub)
R$ 26,91

Tema: Prática Profissional, Estudo E Ensino, Crítica, Educação, Didáticos, Arquitetura Palavras-chave: arquiteto, arquitetura, professor

Características

Número de páginas: 104
Edição: 2(2021)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.