Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

O Camareiro da Rainha

Estudos de Teoria e História da Cultura

Por: Jorge Barcellos

O Camareiro da Rainha: Estudos de Teoria e História da Cultura reúne estudos de mais de 30 anos do autor que viu o momento atual como ideal para publicá-los: para Barcellos, a atualidade da obra está no fato de que hoje vemos um processo galopante de destruição das políticas e bens culturais, como se falar de cultura não exigisse nenhum estudo anterior.

Oferecendo uma visão geral de temas de teoria e história da cultura que ajudam o leitor a compreender a importância do tema e sua implicação com o Brasil, o livro é organizado em três partes principais. A primeira mostra como na análise da cultura se combinam diversos campos interdisciplinares da história cultural, explorando perspectivas que vão de interpretações tradicionais, marxistas e pós-modernas no âmbito das artes e da cultura; a segunda faz um apanhado histórico da produção cultural a partir de uma linha de tempo proposta pelo autor que tem no Renascimento o seu auge e a terceira mostra a evolução da cultura brasileira e o nascimento do mais perfeito veículo de comunicação da cultura nacional, a televisão.

A obra mostra a importância de resgatar os conteúdos sociais no interior da produção cultural, revelando que estes produtos, ao longo da história, estão intimamente relacionados às condições sociais de exploração. Para o autor, o distanciamento entre as abordagens estéticas e históricas da cultura esquece que, através da arte, a subjetividade de uma época é construída e revelada. A proposta de Barcellos de união entre estas duas correntes possibilita uma interpretação qualitativa e nova da cultura sem a qual não poderemos observar, como na obra de Velázquez, "As meninas", a presença da “gente comum”, que faz história e sustenta a sociedade. A cultura e a arte, afirma o autor, correspondem a uma demanda subjetiva de expressão de realidades espirituais em um contexto histórico e o problema é que, sob o capital, tudo se torna intercambiável, nos transformando numa "sociedade apalermada" na qual perdemos qualquer consciência do valor da cultura.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 58,64

Tema: Trabalho Social, Costumos E Tradição, Antropologia, Não Ficção, Ciências Humanas E Sociais, Artes e Entretenimento Palavras-chave: brasileira, cultura, da, ensaio, história, teoria

Características

Número de páginas: 500
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786500287820
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.