Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Alguns desafios da educação

Por: José R. N. de Azevedo; Tulio Barbosa (Orgs.)

O presente livro está estruturado em quatro capítulos os quais têm em comum o fato de refletirem sobre a educação em seu sentido mais global.

No primeiro texto, os autores Tulio Barbosa e José Roberto Nunes de Azevedo trazem ao debate um texto publicado originalmente nos Anais do 1º Simpósio Internacional E. P. Thompson, realizado em 2014, que após pequenas alterações passa a ser oferecido nesta obra. Os autores são enfáticos ao destacar que a educação nos países ocidentais capitalistas sempre se voltaram para a ordem sendo que tudo que desabone as premissas constitutivas da mesma, vinculadas à ética aquisitiva e a moral burguesa, tem sido refutada pelo capitalismo. Amparados nos estudos de Thompson em relação ao papel dos sujeitos e de suas experiências, concluem que a cultura escolar fundamenta-se no processo hierárquico, engessado com direcionamento do próprio Estado e esse vinculado a uma visão de mundo que em grande medida deve-se às classes dominantes. Diante deste quadro, sugerem a construção de um mundo mais fraterno no qual seja valorizado o universo educacional e todos seus participantes a partir de uma leitura de mundo crítica e comprometida com as causas sociais, políticas, culturais e humanas à revelia do dogmatismo econômico marcadamente individualista e apolitizado.

Por sua vez, no segundo texto, inédito, de José R. N. de Azevedo e Ligia Mendes de Oliveira Azevedo, destacam que o brincar faz parte da própria existência humana e contempla todas as dimensões da vida do indivíduo desde a infância sendo de fundamental importância para a pessoa haja vista, a troca de experiência, o prazer de conhecer e descobrir-se sem não prescindir da própria percepção da realidade que o cerca no mundo.

No terceiro capítulo de autoria de Judite Aparecida de Oliveira Stepanaviscius e Karoline Santos Silva é abordado as relações da Psicopedagogia com a escola pública. Para as autoras a Psicopedagogia oportuniza a participação de profissionais que auxiliam diretamente a equipe escolar na buscar soluções para uma educação de qualidade e ao alcance de todos, buscando-se romper com o fracasso escolar.

Por fim, o quarto capítulo enfatiza o papel da mulher na sociedade, bem como as desigualdades que a questão de gênero encerram em pleno século XXI, tanto no Brasil como no mundo.

Esperamos que essa obra ofereça novas experiências aos amigos professores e interessados no tema oportunizando outras vivências!

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 41,91

Ebook (epub)
R$ 23,03

Tema: Pesquisa & Metodologia, Psicologia, Educação, Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: crianças, educação, escola, ludicidade, métodos, psicopedagogia

Características

Número de páginas: 114
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786500336078
Tipo de papel: Couche 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.